A UFRJ concederá isenção integral do valor da taxa de inscrição a candidatos que comprovarem, de acordo com critérios estabelecidos pela Universidade, insuficiência de recursos financeiros para seu pagamento.
Confira a matéria.

">A UFRJ concederá isenção integral do valor da taxa de inscrição a candidatos que comprovarem, de acordo com critérios estabelecidos pela Universidade, insuficiência de recursos financeiros para seu pagamento.
Confira a matéria.

">
Categorias
Memória

Edital de isenção da taxa de inscrição para o vestibular 2008

A UFRJ concederá isenção integral do valor da taxa de inscrição a candidatos que comprovarem, de acordo com critérios estabelecidos pela Universidade, insuficiência de recursos financeiros para seu pagamento.
Confira a matéria.

De 11 a 29 de junho, a UFRJ concederá isenção integral do valor da taxa de inscrição a candidatos que comprovarem, de acordo com critérios estabelecidos pela Universidade, insuficiência de recursos financeiros para seu pagamento.

Somente poderão solicitar esse benefício quem já tiver concluído o ensino médio ou quem irá concluí-lo até dezembro de 2007, o que deverá ser comprovado por documento oficial fornecido pelo estabelecimento de ensino.

As inscrições deverão ser efetuadas via Internet, pelo endereço eletrônico www.vestibular.ufrj.br. Para os candidatos que não possuem acesso à internet, a universidade estará disponibilizando pólos de apoio informatizado na Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH  – Av. Pasteur, 250, fundos – Botafogo) no Núcleo de Computação Eletrônica (NCE – Prédio do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza – Ilha do Fundão) e no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS – Largo de São Francisco de Paula, 1 – Centro) — os respectivos horários estão disponíveis no edital. Vale ressaltar, que a UFRJ não se responsabilizará por pedidos de inscrição não recebidos por motivos de ordem técnica, como falha no computador, queda de conexão, etc.

Segundo a Assistente Social da Divisão de Assistência ao Estudante (DAE), Rosélia Magalhães, será feita uma análise criteriosa dos documentos enviados pelos candidatos, levando sempre em consideração o fator socio-econômico. “Após a analise de todas as solicitações, elaboraremos uma lista em ordem crescente do candidato com menor rendimento econômico àquele com mais recursos ”.

A universidade tem oferecido, em média, 11 mil isenções.  Deia Maria Ferreira dos Santos, Superintendente Geral da Pró-reitoria de Graduação (PR-1), afirmou que no último vestibular foram oferecidas 9.114 isenções das 23.287 solicitadas. No concurso de 2006, onde se deferiu o número maior de solicitações, de 10.646 pedidos, pouco mais de dez mil foram deferidos.

Ano
Total de Pedidos
Pedidos Deferidos
2004
42875
9157
2005
21390
7881
2006
10646
10049
2007
23287
9114

A solicitação de isenção deverá ser preenchida no período compreendido entre às 10h do dia 11 de junho e às 20h do dia 29 de junho.
 
Pré-vestibulares comunitários

A Coordenação do Concurso de Acesso aos Cursos de Graduação da UFRJ, com o objetivo de aperfeiçoar o atendimento às solicitações de isenção da taxa de inscrição do Concurso 2008, estará fazendo o cadastramento e o recadastramento dos Pré-Vestibulares Comunitários no período de 10 a 28 de maio.

Os Pré-Vestibulares Comunitários poderão indicar um ou dois representantes, que serão responsáveis por efetuar as inscrições e o acompanhamento das solicitações dos alunos. Os coordenadores responsáveis pela solicitação de isenção deverão comparecer à Coordenação do Concurso de Acesso aos Cursos de Graduação da UFRJ do dia 30 de maio até o dia 1º de junho, para retirar a senha de acesso aos requerimentos de solicitação de isenção da taxa com autorização em papel timbrado do Pré-Vestibular e  cópia dos documentos de identidade e CPF.

Os Pré-Vestibulares Comunitários que possuírem mais de uma unidade deverão cadastrar um ou dois responsáveis para cada unidade.