Categorias
Memória

UFRJ já tem serviço de telefonia IP

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mais 39 instituições de ensino e pesquisa brasileiras, distribuídas em 26 cidades, já podem se comunicar por voz via Internet. A UFRJ e as demais organizações estão conectadas ao fone@RNP, serviço de telefonia IP disponibilizado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) para as instituições usuárias da rede Ipê.
O fone@RNP oferece muitas vantagens. A primeira é a facilidade de uso. É possível conectar a central telefônica (PABX) da instituição ao serviço e, assim, fazer com que os aparelhos telefônicos convencionais tenham acesso ao fone@RNP, tanto para receber quanto para fazer chamadas. Além disso, através do fone@RNP, qualquer computador de instituição usuária da RNP pode se transformar em um terminal de telefonia IP, desde que esteja conectado à rede da instituição. Desta forma, é possível ampliar o número de ramais telefônicos existentes em uma organização.
 
Outra vantagem é a mobilidade. A tecnologia permite que um professor, por exemplo, leve consigo seu ramal VoIP para qualquer lugar. Isso acontece quando ele estiver em viagem usando um laptop que tenha um software de telefonia IP. Ele pode configurar esse programa para receber ligações telefônicas, mesmo estando fora de sua instituição.

Por último, com o serviço
fone@rnp é possível fazer ligações interurbanas sem custos de telefonia (no caso de um telefonema para outro aparelho na rede do serviço) ou ao custo de uma ligação local (no caso de um telefonema para outro aparelho na rede pública, em cidade onde haja uma instituição na rede do serviço).
Saiba como usar o fone@RNP em  http://www.rnp.br/voip/usar.html.

Para mais informações, entre em contato com o técnico responsável pelo serviço na UFRJ, através do telefone (21)2598.3396. Veja ainda a lista completa de instituições participantes do
fone@RNP, seus respectivos códigos de área (DDD) e quais permitem chamadas para telefones fixos em suas cidades: http://www.rnp.br/voip/instituicoes/
Sobre a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP)
Responsável pela introdução da Internet no Brasil, em 1991, a RNP é a provedora da rede acadêmica nacional, a rede Ipê. Sua missão é promover o uso inovador de redes avançadas no país. Atua no desenvolvimento e na prestação de serviços em três áreas: infra-estrutura de redes de alto desempenho; aplicações avançadas e formação de recursos humanos em redes.

A rede Ipê alcança os 26 estados da federação e o Distrito Federal, interligando mais de 300 instituições de ensino superior e de pesquisa e cerca de um milhão de pessoas. A RNP está conectada às redes acadêmicas latino-americana, européia e norte-americana, além de ter conexão própria à Internet mundial por meio de acesso a provedor comercial nos Estados Unidos.