Sararte: da loucura à boêmia

Vocalista travestido mergulhando no Laguinho; um imenso tapete de plástico bolha; móbiles de fotos e poesias enfeitando os corredores do prédio da Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ. Esses foram alguns fatos marcantes na história do Sararte, evento-sarau dos estudantes da ECO e da Escola de Belas Artes (EBA) da UFRJ.

No ano de 2001, diante da renitente crise da Educação e das universidades públicas brasileiras, deu-se origem a mais uma greve que mobilizou estudantes e servidores, adiou a realização do vestibular da UFRJ e paralisou grande parte das Instituições Federais de Ensino (IFE). Nesse contexto, o Caeco (Centro Acadêmico da Escola de Comunicação) criou o Sararte, uma atividade cultural para ocupar a universidade naqueles dias. Seis anos depois, o evento, que vai para sua 6ª edição, cria grande expectativa após um intervalo de dois anos sem ser realizado.

Em 2007, o evento acontecerá no dia 26 de maio (2 de junho em caso de chuva), às 15h, no Laguinho da ECO/UFRJ e terá diversas atrações como oficinas, exposição de fotografias, poesias e artes plásticas. Também acontecerão apresentações de esquetes teatrais, dança e de pelo menos 10 bandas de variados ritmos.

A decoração também é uma atração a parte. Na última edição o tema foi “Loucura” e, por conta disso, grades de jornal pintado enfeitaram o Laguinho imitando verdadeiras prisões para os carentes de sanidade mental. Nesta edição, o tema será “Boêmia”, e os coordenadores do evento pretendem transportar a atmosfera e excentricidade dos Arcos da Lapa para o Laguinho. Para isso, também haverá uma sala especialmente reservada para a rádio Interferência (91,5 FM – a rádio livre da UFRJ), que contará com a presença de diversos DJ da rádio tocando muita música.

As inscrições ainda estão abertas. Para quem quiser participar do Sararte, basta mandar um e-mail para o coordenador da categoria pretendida. Os endereços eletrônicos podem ser encontrados no site da ECO/UFRJ (www.eco.ufrj.br). A única categoria que possui critério seletivo é a de bandas, em que pelo menos um integrante deve ser estudante da Escola de Comunicação da UFRJ.