Categorias
Memória

Apresentador do “Linha Direta” faz palestra na UFRJ

O jornalista Domingos Meirelles da TV Globo esteve presente na Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ, na última sexta-feira, dia 13, para fazer uma palestra. Convidado pela professora Cristina Monteiro, Domingos conversou com os alunos da Escola sobre suas experiências e reportagens à frente do Programa Linha Direta da Rede Globo e do SBT Repórter.

A maior motivação de Domingos para exercer a profissão foi a indignação com o jornalismo sem postura crítica. Inserido no contexto da ditadura militar, o jornalista conseguiu por muitas vezes, através do bom uso da palavra e da condução de entrevistas, criticar a ditadura sem ser censurado.

Recebeu duas vezes o Prêmio Esso, o mais importante do meio jornalístico. Domingos Meirelles é especialista em jornalismo investigativo. Uma de suas mais famosas reportagens foi a que denunciou os roubos de carros brasileiros por quadrilhas paraguaias que financiavam o tráfico de drogas. Nessa matéria, que foi ao ar em 1996, na estréia do SBT Repórter, Domingos Meirelles mostrou que os carros roubados no Brasil eram usados até pela polícia paraguaia. Além de denunciar a facilidade de comprar legalmente um carro roubado naquele país.

Ao final da palestra, depois de responder às perguntas dos alunos, Domingos Meirelles autografou seus livros “1930 – Os Órfãos da Revolução” e “As Noites das Grandes Fogueiras”.