Colégio Eleitoral compõe listas tríplices

Aloísio Teixeira vence votação também no Colégio Eleitoral e comporá, junto com José Luiz Monteiro e José Roberto Meyer, a lista tríplice que deve ser enviada ao governo federal. Sylvia Vargas, Hélio de Mattos e Carlos Levi integrarão a lista para o cargo de vice-reitor.

O Colégio Eleitoral se reuniu na manhã desta quinta-feira, 12 de abril, para compor as listas tríplices com os nomes dos candidatos aos cargos de reitor e vice-reitor da UFRJ no quadriênio 2007-2011. De acordo com a legislação vigente (Lei 9.192/95), as listas devem ser enviadas ao Ministério da Educação e ao presidente da República, que finalmente escolhe e nomeia os próximos dirigentes da instituição.

Na Pesquisa Eleitoral realizada nos dias 2, 3 e 4 de abril, 89% dos 10.583 membros da comunidade universitária que compareceram às urnas indicaram Aloísio Teixeira e Sylvia Vargas, componentes da única chapa concorrente no pleito, para os cargos máximos da Administração Central da UFRJ. A Lei 9.192/95 determina, no entanto, que o Colégio Eleitoral deve indicar, através de nova votação, mais quatro nomes – dois candidatos a reitor e dois a vice-reitor – que, somados aos nomes dos candidatos vitoriosos na consulta, possam integrar as listas tríplices.

Para apurar os votos do Colégio Eleitoral, que congrega os integrantes dos Conselhos Universitário, de Curadores, de Ensino para Graduados (CEPG) e de Ensino de Graduação (CEG), foi designada, durante a reunião, uma comissão, composta por sete representantes de docentes, funcionários e estudantes. O resultado reproduziu a vontade da comunidade acadêmica expressa no último pleito: foram registrados 48 votos para Aloísio Teixeira, candidato à reeleição; 4 votos para José Luiz Monteiro, pró-reitor que assumiu a Reitoria da UFRJ por conta da candidatura de Aloísio; 1 voto para José Roberto Meyer, pró-reitor de Graduação; e 3 votos nulos.

Já a candidata Sylvia Vargas, que concorre à reeleição para o cargo de vice-reitor, recebeu 52 votos, contra 2 votos computados para o atual prefeito da Cidade Universitária, Hélio de Mattos, e 1 voto para Carlos Levi, que, por conta do afastamento de Sylvia, ocupa a vice-reitoria desde fevereiro. Não foram computados votos brancos ou nulos na escolha dos candidatos a vice-reitor.

Ao final da apuração, Aloísio Teixeira agradeceu a confiança que os órgãos colegiados depositaram em sua gestão e criticou a falta de autonomia do processo eleitoral da universidade: “espero que essa seja a última vez que realizamos uma eleição dessa natureza. O processo, da forma como é feito, fere a autonomia universitária”, declarou.