Aloísio e Sylvia são reeleitos com 89% dos votos

Depois de 10 horas de apuração, a Comissão Coordenadora da Pesquisa Eleitoral divulgou que Aloísio Teixeira e Sylvia Vargas foram reeleitos com 89% dos votos. Dos 10.583 membros da comunidade acadêmica que foram às urnas votar, 9413 manifestaram preferência pela Chapa 10.

Veja o vídeo desta matéria
 Terminou, às 19h desta quinta-feira, 5 de abril, a apuração das 135 urnas da Pesquisa Eleitoral para a Reitoria da UFRJ. Depois de 10 horas de trabalhos, a Comissão Coordenadora da consulta liberou os resultados do pleito: foram computados 9.413 votos (89%) para a Chapa 10, composta pelos professores Aloísio Teixeira e Sylvia Vargas, licenciados dos cargos de Reitor e Vice-reitor, respectivamente, para concorrerem à reeleição; 614 votos nulos (6%); e 556 votos em branco (5%), totalizando 10.583 votos.

Dos 3.219 professores que compõem o colégio eleitoral da UFRJ, 2020 compareceram às seções eleitorais de seus Centros, sendo que 1.794 votaram na Chapa 10; 96 votaram em branco; e 130 anularam seus votos. Dentre os 8.566 funcionários técnicos-administrativos, 3.839 exerceram o direito ao voto: 3401 manifestaram preferência por Aloísio e Sylvia, 238 não preencheram suas cédulas e 284 votaram nulo.

A categoria dos discentes foi a menos participativa no pleito de 2007, já que, dos 49.427 alunos da UFRJ, apenas 4.724 foram às urnas, o que representa menos de 10% do segmento estudantil. Dos alunos que votaram, 4.218 indicaram a chapa única; 222 votaram em branco; e 284 anularam o voto. Aloísio Teixeira, docente do Instituto de Economia (IE), acredita que a existência de uma chapa única desestimulou os estudantes a votarem, mas entende também que o baixo quorum dos alunos é, em parte, reflexo da falta de reconhecimento dos esforços feitos no sentido da assistência estudantil:

– Os êxitos que tivemos nas políticas de assistência estudantil, em especial na concessão de bolsas, não são percebidos por eles como uma conquista, mas sim como um dado estatístico. Temos o objetivo de continuar trabalhando para mostrar para eles a importância dessa conquista e a necessidade de ampliá-la – complementa o professor.

As estatísticas de comparecimento às urnas surpreenderam os componentes da Chapa 10. Aloísio Teixeira, que tinha como meta de campanha mobilizar 10 mil eleitores, sinaliza que o total alcançado é expressivo para uma consulta eleitoral de chapa única:

– Esse resultado é uma vitória da universidade na luta pela autonomia e demonstra que técnicos-administrativos e docentes possuem uma consciência muito grande da importância do processo eleitoral. Poderíamos até ter uma expectativa menor de votantes se comparássemos essa consulta com as pesquisas passadas, como a de 2002 e 2003, por exemplo – opina o candidato.

Pesquisas Anteriores

O número de votantes da Pesquisa Eleitoral 2007 foi inferior ao quorum obtido nas três últimas consultas (1998, 2002 e 2003) da UFRJ. A pesquisa de 1998, primeira eleição da qual Aloísio Teixeira participou como candidato, levou 13.668 membros da comunidade universitária às urnas, mas diferentemente do pleito deste ano, eram cinco as chapas que concorriam à reitoria da universidade.

Em 2002, três chapas disputaram os cargos máximos da administração central e mobilizaram 13.453 eleitores. Já a consulta de 2003, realizada para indicar o substituto de Carlos Lessa, vencedor do pleito de 2002, que declinou do cargo para assumir a presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), registrou 16.469 votos.

Aloísio Teixeira, que, apesar de ter vencido a pesquisa de 1998, não foi nomeado pelo então ministro da Educação, Paulo Renato, ganhou novamente a consulta de 2003, marcada pela intensa participação da comunidade acadêmica. No pleito de 2007, desconsiderando votos nulos, o professor do IE obteve 94% do total de votos.

Apuração dos votos para representantes dos funcionários nos órgãos colegiados

A Comissão Eleitoral responsável pela organização das eleições para representantes dos funcionários técnicos-administrativos nos órgãos colegiados (Ceg, CEPG e Consuni), ao contrário do que pretendia, não apurou nesta quinta-feira os votos do pleito realizado nos dias 2, 3 e 4 de abril.

A intenção da Comissão era antecipar a apuração, prevista pelo edital para acontecer no dia 9 de abril, para que o resultado das eleições de representantes dos funcionários coincidisse com o da Pesquisa Eleitoral para Reitor e Vice-reitor da UFRJ, mas a falta de escrutinadores impediu o processo.

A contagem dos votos será mesmo realizada às 9h da próxima segunda-feira, 9 de abril, no Núcleo de Computação Eletrônica (NCE).

Abrir com Adobe Acrobat Reader Abrir tabela de apuração