A Decania do Centro de Letras e Artes (CLA) convida para o lançamento do primeiro volume de Papos contemporâneos no dia 13 de abril no Salão Dourado do Forum de Ciência e Cultura.">A Decania do Centro de Letras e Artes (CLA) convida para o lançamento do primeiro volume de Papos contemporâneos no dia 13 de abril no Salão Dourado do Forum de Ciência e Cultura.">

Papos contemporâneos

A Decania do Centro de Letras e Artes (CLA) convida para o lançamento do primeiro volume de Papos contemporâneos, a se realizar em 13 de abril, às 18h, no Salão Dourado do Forum de Ciência e Cultura, Praia Vermelha.

A publicação, sob a coordenação do professor de Literatura Dau Bastos, reúne as entrevistas realizadas por alunos e professores da Letras/UFRJ com poetas e prosadores brasileiros reconhecidamente talentosos. São eles: Antonio Carlos Secchin, Armando Freitas Filho, Claudia Roquette-Pinto, Eucanaã Ferraz, Ferreira Gullar, Godofredo de Oliveira Neto, Gustavo Bernardo, Leonardo Martinelli, Ronaldo Lima Lins, Rosa Amanda Strausz, Rubens Figueiredo e Sérgio Sant’Anna.

Os entrevistados pertencem a diferentes gerações e, em conjunto, têm sua produção distribuída numa faixa temporal que se inicia nos anos cinqüenta do século passado e se estende à atualidade. As perguntas foram formuladas pelos 30 participantes do curso de extensão sobre preparo de originais ministrado na Faculdade de Letras durante o primeiro semestre de 2006. Divididos em equipes dedicadas aos diferentes poetas e prosadores, os estudantes redigiram as questões e as submeteram ao crivo de toda a turma.

Uma vez colhidos os depoimentos, os estudantes iniciaram o processo de transcrição e edição, por meio do qual tiveram oportunidade de enfrentar o grande desafio de transformar discurso oral em texto merecedor de impressão. Assim, exercitaram todas as tarefas que constituem o trabalho de preparação de originais, desde o copidesque até a revisão gramatical.

Ao produzir este livro, com o apoio do Banco do Brasil através do Convênio UFRJ/BB, o curso tornou-se uma verdadeira oficina de formação de editores. Assim, os estudantes estão aptos a desempenhar a tarefa, fundamental para a universidade, de transformar em livro ensaios, entrevistas e outros materiais.

O evento contará com a presença dos poetas e ficcionistas entrevistados, além de uma programação artística variada. Também haverá o sorteio de 100 exemplares da obra, que já se encontra integralmente à disposição do público no endereço www.forumdeliteratura.com.