Diretora do Instituto de Macromoléculas toma posse

Ontem, dia 10 de abril, ocorreu a Cerimônia de Posse da Direção do Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano (IMA). Quem assume o cargo é a professora Elizabete Fernandes Lucas, docente do IMA há 12 anos e meio, representante da terceira geração do Instituto. O cargo de vice-diretor passa a ser do professor Marcos Lopes Dias.

Estiveram presentes na solenidade o reitor em exercício da UFRJ, professor José Luiz Fontes Monteiro, que conduziu a cerimônia; Eloísa Mano, professora emérita da UFRJ e fundadora do IMA; o professor Walter Suemitsu, decano do Centro de Tecnologia (CT); e o professor Ailton Gomes, atual ex-diretor do Instituto, entre outros presentes.

Elizabete, agora diretora do Instituto de Macromoléculas, declarou não estar sozinha nesse novo trabalho. Modesta, afirmou que não ousa comparar-se com Eloísa e Ailton, que por quase quarenta anos foram os únicos diretores do IMA, importantes e atuantes no sucesso e reconhecimento do instituto.

Os cursos de Pós-Graduação do IMA são excelência na área de polímeros, na formação de recursos humanos, no desenvolvimento da liderança, da responsabilidade ambiental e social, como ressaltou a nova diretora. Ela citou uma passagem de São Francisco de Assis, que resume um pouco do que espera de sua gestão: “Concedei-nos Senhor, Serenidade necessária para aceitar as coisas que não podemos modificar, Coragem para modificar aquelas que podemos, e Sabedoria para distinguirmos umas das outras”.

A professora Eloisa Mano manifestou sua alegria ao ver o IMA seguindo toda a sua trajetória, desde sua fundação, em 1968, com o primeiro grupo de pesquisa em polímeros no Brasil, até os dias de hoje, nos quais o Instituto é referência nacional e internacional.

“Assume o cargo da direção uma professora jovem, que representa a alegria, a esperança. O primeiro degrau eu construí; o Ailton fez o segundo, e agora a professora Elizabete dará continuidade ao nosso trabalho aqui no Instituto”, declarou Eloísa. O reitor em exercício brincou com o fato de que “o IMA, por ser a unidade mais nova do CT, é um ‘menino’, e nada mais adequado do que uma jovem no cargo na direção”.

Walter congratulou Ailton por suas contribuições ao longo da trajetória do IMA, além de destacar a importância do Instituo para a Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, do Brasil e do mundo. “O IMA é a menor unidade do Centro de Tecnologia, mas nem por isso menos importante. É a mais afastada fisicamente do centro, mas não menos participante”, afirmou.