">Esse é o tema da conferência que ocorre dia 10 de abril, às 9h, no auditório Anízio Teixeira, às 9h no campus da Praia Vermelha, na UFRJ. O evento é produzido pelo Núcleo de Estudos Transdisciplinares de Comunicação e Consciência (NETCCON) da Escola de Comunicação (ECO).

Martin Luther King e o poder da luta não-violenta

Fazem parte da programação duas conferências sobre Martin Luther King e o poder de afirmação da luta não-violenta. A primeira, proferida pelo coordenador do NETCCON Evandro Ouriques, tratará da questão na Comunicação e na Política. Já a segunda, ministrada por Rubens Turci, doutor em Ciências Sociais pela Universidade McMaster e mestre em Filosofia pelo IFCS/UFRJ, tem como título “A questão do entusiasmo na ação: a Shraddha”.

A iniciativa visa aprofundar a linha de pesquisa do NETCCON, que tenta superar, na Teoria da Comunicação e da Cultura e na Filosofia Política, a dicotomia entre a não-violência e a passividade; não-violência e a lembrança da Paz Romana; e entre a força da vontade e a força do social.

Para os palestrantes, é decisivo re-conhecer o poder afirmativo que tem a ação do indivíduo, quando ele domina em si mesmo o processo de formação da vontade e torna-se capaz de negar ao dominador o que ele quer.

O evento, que também é integrado à 4º Semana Martin Luther King da associação Palas Athena, inclui a projeção de filmes de época sobre Luther King e Mohandas Gandhi. A entrada é franca.

Mais informações:(21) 3873-5156 e 9205-1696 / gb@ufrj.br