Estudantes de arquitetura da UFRJ conhecem o projeto de ampliação do Cenpes

Maria Christina Xavier apresenta o
 Projeto de Expansão no auditório
Archimedes Memoria na FAU/UFRJ

Alunos do curso de arquitetura e urbanismo da UFRJ conheceram, no dia 28 de março, o projeto de ampliação do Cenpes. A arquiteta Maria Christina Xavier apresentou a palestra técnica “Arquitetura e Sustentabilidade – Projeto de Ampliação do Centro de Pesquisas e construção do CIPD-Rio”, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Também participam deste projeto os arquitetos Marcelo Lopes Vieira e João Marcelo Pagnano, entre outros.

Como destaque, Christina mostrou os conceitos de sustentabilidade

Alunos e professores da FAU
                           observam maquete do
                               projeto de Expansão

presentes no projeto. Entre os conceitos estão: a utilização de ventilação e iluminação naturais, materiais construtivos termicamente eficientes e de baixo impacto ambiental, além da garantia do baixo desperdício de material (controle de erosão).

O projeto, assinado pelo Arquiteto Siegbert Zanettini, inclui um sistema racional de água e um sistema de tratamento de esgoto. Serão construídas cinco cisternas, adequadamente distribuídas, para recolherem água da chuva. Esta água será tanto para uso em instalações sanitárias quanto para irrigação e resfriamento.

Projetando idéias inovadoras
A partir do convite realizado pelas professoras Maria Ângela e Vera Tângari, coordenadoras do Projeto Academia da FAU, que promove debates sobre temas relativos ao ensino e à produção arquitetônica, a arquiteta Christina apresentou aos alunos o exemplo da Petrobras em empregar tecnologias e materiais que buscam o mínimo de impacto ao meio ambiente e o máximo aproveitamento das condições naturais. Este Projeto Academia inclui a publicação de uma revista que, na próxima edição, terá como tema “a relação arquitetura e sustentabildade”, focando a obra de ampliação do Centro de Pesquisas.

“Esses alunos são formadores de opinião e, hoje, estamos ‘plantando a semente’ da sustentabilidade. Mais que mostrar a importância da preservação do meio ambiente, o nosso projeto prova que é possível aplicar o conceito de eco-eficiência. O papel de uma grande empresa como a Petrobras também é projetar idéias inovadoras, principalmente para esses futuros profissionais de arquitetura”, ressaltou Christina.

Novas palestras
Segundo a professora da FAU Vera Tângari, a “sustentabilidade”, tema da

Os arquitetos Marcelo Lopes Vieira,
João Marcelo Pagnano e Maria
Christina Xavier, coordenadora do
Projeto Expansão

palestra, também é social, no que diz respeito à relação entre comunidade acadêmica e Petrobras. “Nós temos interesse em levar nossos alunos, tanto de graduação quanto de pós-graduação, para conhecer de perto esta obra, de forma mais técnica e detalhada, através de visitas guiadas”, diz Tângari.

Para o gerente de Implementação de Empreendimentos para o Cenpes, José Carlos Amigo, a divulgação da obra de ampliação é uma maneira de levar o conhecimento sobre esta importante obra da Petrobras, que proporcionará grandes avanços para Ilha do Fundão e para a comunidade do campus. “Hoje, tivemos a oportunidade de apresentar este projeto para um público especializado, mostrando conceitos técnicos de arquitetura e paisagismo. Porém, nossa intenção é ampliar esta divulgação para outras unidades da Universidade”, afirmou Amigo.

Serviço:
Show-room