Tudo pronto para a apuração

A Comissão Coordenadora da Pesquisa Eleitoral iniciará, às 9h desta quinta-feira, a apuração dos votos do pleito 2007, que indicará os próximos reitor e vice-reitor da UFRJ. As urnas serão transferidas do NCE para a sala da Comissão, localizada no anexo do Salão do Conselho Universitário, onde acontecerá todo o processo de contagem dos votos.

A apuração dos votos da Pesquisa Eleitoral 2007 acontecerá a partir das 9h desta quinta-feira, 5 de abril. Depois de 3 dias de pleito (2, 3 e 4 de abril), nos quais a comunidade universitária votou nos próximos reitor e vice-reitor da UFRJ, as urnas foram transferidas dos cofres do Núcleo de Computação Eletrônica (NCE), onde ficaram armazenadas durante a consulta, para a sala da Comissão Coordenadora da Pesquisa Eleitoral, localizada no anexo do Salão do Conselho Universitário (Consuni).

Diferentemente do que aconteceu nas consultas anteriores, no pleito 2007, apenas uma chapa, composta pelos professores Aloísio Teixeira e Sylvia Vargas, concorreu à reitoria, o que permitiu que o processo eleitoral transcorresse com tranqüilidade na maior parte das unidades da instituição. A expectativa para a apuração não é diferente.

Apesar de os votos não terem sido computados por urnas eletrônicas, como estava previsto inicialmente, a Comissão Eleitoral garante que o processo de contagem de votos será ágil. Para tanto, o presidente da Comissão, professor Edwaldo Cafezeiro, recrutou todos os 28 membros da junta para auxiliar no processo de apuração. A intenção é divulgar os resultados da consulta antes das 15h desta quinta.

Está marcada também para o dia 5 de abril a liberação dos resultados das eleições para representantes dos funcionários nos órgãos colegiados (CEG, CEPG e Consuni). A apuração, que começa às 9h30m, utilizará equipamentos com tecnologia de leitura óptica das cédulas e estará concluída, provavelmente, por volta das 13h.

Comunidade universitária avalia campanha

Não foram poucos os estudantes engajados para Pesquisa Eleitoral de 2007. Natália Manfredini, por exemplo, aluna do 5º período do curso de Pintura da Escola de Belas Artes, compareceu às urnas já no primeiro dia de votação. A estudante acredita que participar da administrativa e política da universidade é um dever que todos os discentes deveriam cumprir. William Teodoro, do 7º período de Ciências da Computação, elege a preocupação com o mercado de trabalho como o principal fator responsável pelo distanciamento entre os alunos e as questões internas à universidade:

– A maior parte dos alunos só pensa mesmo em conseguir emprego fora daqui; isso é ainda mais forte no meu curso. Muitos colegas meus estão alheios ao que se passa na universidade, pois estão mais preocupados em se formar do que em melhorar a UFRJ – avalia William.

Os docentes e funcionários técnicos-administrativos que foram às urnas encararam o voto como uma forma de mostrar aprovação à gestão anterior de Aloísio Teixeira. Marinalda de Arruda, servidora da universidade há 32 anos, momentos depois da votação, elogiou as recentes iniciativas da administração central, principalmente aquelas relacionadas à revitalização das bibliotecas da instituição: “O professor Aloísio pretendeu renovar a universidade; ele veio para melhorar a UFRJ e, nesse sentido, tem projetos de grande porte para ela”, opina.

Veja o vídeo desta matéria