O Projeto Trilhas de conhecimentos - o ensino superior de indígenas no Brasil, lança a série de livros Vias dos Saberes, destinada a formação de estudantes indígenas em cursos de nível superior, bem como a de seus docentes. Os livros serão impressos pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, do Ministério da Educação (SEDAC/MEC), em uma tiragem de 5 mil exemplares.">O Projeto Trilhas de conhecimentos - o ensino superior de indígenas no Brasil, lança a série de livros Vias dos Saberes, destinada a formação de estudantes indígenas em cursos de nível superior, bem como a de seus docentes. Os livros serão impressos pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, do Ministério da Educação (SEDAC/MEC), em uma tiragem de 5 mil exemplares.">

Futuro do índio universitário é preocupação da UFRJ

O Projeto Trilhas de conhecimentos – o ensino superior de indígenas no Brasil, lança a série de livros Vias dos Saberes, destinada a formação de estudantes indígenas em cursos de nível superior, bem como a de seus docentes. Os livros serão impressos pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, do Ministério da Educação (SEDAC/MEC), em uma tiragem de 5 mil exemplares.

Os textos visam alçar a sustentabilidade em bases culturalmente diferenciadas, face ao Estado nacional e as coletividades indígenas no Brasil do século XXI; a percepção dos direitos e deveres, como integrantes de coletividades indígenas, enquanto cidadãos brasileiros; a visão ampla dos terrenos históricos sobre os quais os indígenas caminharão, frente à construção de projetos variados e diferentes futuros; e a correta posição em relação ao saber adquirido no Sistema Superior Brasileiro para a prestação de serviços aos seus povos.

A iniciativa das Trilhas, fundada em 2004, é financiada por uma doação da Fundação Ford, através da Pathways to Higher Education Inititative, e tem como objetivo fomentar iniciativas de ação afirmativa dos povos indígenas nas universidades brasileiras.

O Laboratório de Pesquisas em Etnicidade, Cultura e Desenvolvimento da UFRJ (LACED), do Departamento de Antropologia do Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, é integrante do projeto e atua no estímulo ao acesso de indígenas a cursos universitários, sua permanência e titulação completa no terceiro grau.

Os livros já estão disponíveis nos sites do projeto Trilhas/LACED /Museu Nacional – UFRJ e no da SECAD:

Volume 1:
O Índio Brasileiro: O que você precisa saber sobre os povos indígenas
no Brasil de hoje. Clique aqui

Volume 2
A Presença Indígena na Formação do Brasil.

Volume 3
Povos Indígenas e as Leis do "Brancos": o direito à diferença. Clique aqui

Volume 4
Manual de Lingüística: Subsídios para a formação de professores na área de linguagem. Clique aqui