Aloísio Teixeira vota na Pesquisa Eleitoral 2007

Aloísio Teixeira, professor do Instituto de Economia e candidato à reeleição para o cargo de reitor da UFRJ, registrou seu voto hoje, 3 de abril, na seção eleitoral instalada no hall de entrada do prédio da Reitoria, na Ilha do Fundão.

Após a votação, o docente se reuniu com jornalistas e analisou pontos específicos do processo eleitoral de 2007. Candidato a reitor pela terceira vez, Aloísio Teixeira destacou que a atual campanha, diferentemente das anteriores, foi marcada pela participação mais organizada dos estudantes e por um deslocamento das preocupações da comunidade universitária:

– Outras questões começam a ocupar a mente de nossos professores e funcionários. Uma delas é o estrangulamento do quadro técnico-administrativo. Há uma preocupação generalizada com isso e, certamente, a reitoria terá que desenvolver alguma ação junto ao governo federal para conseguir reabrir vagas para concursos – afiançou.

O professor afirmou que o principal esforço da sua campanha foi conclamar os estudantes às urnas. Aloísio, que pretende alcançar um quorum de 10 mil votantes, entende a dificuldade de atrair alunos para a votação: “professores e funcionários, por fazerem parte do corpo permanente da universidade, sabem que a consulta foi uma conquista obtida na década de 1980 e que não podemos abrir mão dela. Os estudantes não estavam aqui há 20 anos e, provavelmente, não estarão daqui a 4 anos, por isso ainda não tiveram essa percepção”, pondera.

Sylvia Vargas, candidata à reeleição para o cargo de vice-reitora, também optou por votar no segundo dia da Pesquisa. A professora da Faculdade de Medicina, assim como Aloísio, registrou seu voto na seção eleitoral da Administração Central.

Os docentes, funcionários e estudantes que ainda não participaram da Pesquisa Eleitoral 2007 terão até amanhã, 4 de abril, para votar. Para terem acessos às urnas, os eleitores devem apresentar RG, Registro Funcional ou Carteira de Estudante aos mesários da sua seção.