Jornalismo Alternativo no Meio a Meios

As mídias alternativas foram o tema do debate na segunda mesa do seminário “Meio a Meios”, promovido pela Escola de Comunicação (ECO/UFRJ). Participaram como convidados a co-fundadora da revista “Cadernos do Terceiro Mundo”, Beatriz Bíssio, a co-fundadora da Inter Press Service, Mario Osava, o produtor e diretor de televisão, Nelson Hoineff, e o editor da revista "Ocas", Luciano Rocco.

Mediados pelo professor Eduardo Granja Coutinho (ECO/UFRJ), cada expositor começou contando sua trajetória pessoal no jornalismo e de que maneira acabou entrando para a mídia alternativa.

As colocações iniciais incitaram o público universitário, que se mostrou muito interessado, participando com perguntas dirigidas aos profissionais em um segundo momento. Além das curiosidades dos estudantes acerca das questões práticas do jornalismo alternativo, como, por exemplo, os bastidores das três entrevistas com Saddam Hussein realizadas pela “Cadernos do Terceiro Mundo”, foram abordados temas como a publicidade estatal que, distribuída pelos meios de comunicação através de critérios como tiragem ou pesquisas de Ibope, não é democratizada e contribui para aumentar a lacuna entre os meios de grande público e os de pequeno, que, dessa maneira, continuam sendo direcionados apenas à um público restrito.