Debate mobiliza Faculdade de Educação

Na sexta-feira, dia 30 de março, o grupo “Pesquisa Sobre Ética na Educação” (GPEE) reuniu no Salão Moniz Aragão, professores da Faculdade de Educação para a mesa redonda “Ética, estética, retórica: reflexões para a Educação.” O encontro teve como objetivo reunir estudiosos de linhas filosóficas variadas para discutir como a Educação está relacionada com ética, estética e retórica.

O professor, Renato José de Oliveira, Diretor da Faculdade de Educação falou sobre “A retórica dos projetos político-pedagógicos: discussão ética ou modismo?”. Renato apresentou parte dos resultados desenvolvidos na pesquisa do GPEE. O estudo fez uma análise das políticas públicas pedagógicas de sete escolas públicas e privadas do município do Rio de Janeiro, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).

A conclusão é que não existe neutralidade sobre o discurso. O professor ressaltou a importância da argumentação quando se trata da persuasão. “Ao falar sobre retórica na Educação é preciso lembrar que o argumento não deve estabelecer uma conclusão, mas sim encaminhar para uma reflexão”, disse Renato.

O grupo de pesquisa chamou para a discussão a professora da Faculdade de Educação, Maria Judith Sucupira da Costa Lins, estudiosa da filosofia de Alasdair MacIntyre. Judith falou sobre desordem moral, virtude e como isso está relacionado com a Educação.

A professora Monique Andries Nogueira, também da Faculdade de Educação explicou como o filósofo Adorno vê Educação e a estética. Para o autor, as verdadeiras culturas vêem sendo deterioradas em prol da valorização comercial. Isso impede que o cidadão reflita sobre sua cultura.

Para encerrar o encontro, o professor Tarso Mazzotti, da Universidade Estácio de Sá, falou sobre “A retórica na filosofia da educação: questões e perspectivas”. Segundo o professor, o que precisa acontecer hoje é uma valorização da argumentação e da contra-argumentação. O professor ressaltou a importância de incentivar no aluno a reflexão e a análise do processo histórico.