Nota de Esclarecimento do CEG

De uma universidade pública como a UFRJ é exigido um grande compromisso com a sociedade brasileira que a financia e sustenta. Para cumprir este compromisso,  existe a clara noção de que a UFRJ, como a conhecemos, necessita passar por um amplo debate. Isso inclui desde a discussão de formas de acesso ao financiamento, organização administrativa e acadêmica, etc.

O Conselho de Ensino de Graduação (CEG), que sempre tem pautado seus trabalhos na busca de melhores condições de ensino na UFRJ, não fica, e não ficará, à margem destes debates. Neste sentido, esclarecemos à comunidade universitária da UFRJ que os conselheiros aprovaram, por unanimidade, cancelar a reunião que seria realizada simultaneamente a Aula Magna, em 14/03/2007, de modo a que fosse possível a todos os membros do colegiado conhecer as propostas da Universidade Nova, hoje em debate nacional. Também ficou decidido que a reunião seguinte, realizada dia 21/03/2007, seria dedicada ao debate sobre este tema, como de fato se realizou no conselho.

O CEG, diferentemente do noticiado em órgãos informativos que circulam na comunidade universitária, tem buscado debater o assunto de forma livre e democrática, no âmbito do conselho, de forma a poder auxiliar a comunidade acadêmica no seu processo de reformulação.  O Conselho de Ensino de Graduação, até por sua formação plural, traz a diversidade e divergência existente no meio acadêmico, estando sempre em processo de construção, formulação, o que requer ouvir e debater, portanto se opondo publicamente àqueles que julgam ser donos da verdade e que somente seus projetos e propostas são os que devem ser defendidos. Que a democracia e a participação ativa prevaleça na UFRJ.