Inauguração do Setor de Pavimentos do Laboratório de Geotecnia da Coppe

Com uma trajetória longa de trabalho, mostrada pela retrospectiva histórica de fatos marcantes, o Laboratório de Geotecnia “Jacques de Medina” comemorou mais uma etapa de seu desenvolvimento, neste dia 30, com a inauguração de novas instalações do Setor de Pavimentos.

Pertencente ao Programa de Engenharia Civil da Coppe (Instituto Alberto Luis Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Laboratório contou com o apoio do CENPES, Centro de Pesquisas da Petrobrás, e da Rede Temática de Asfaltos da Petrobras/ANP para a realização deste feito.

Presente na cerimônia de inauguração, o professor Jacques de Medina, mostrou-se feliz em presenciar mais um passo decisivo para o laboratório que leva seu nome: “este novo laboratório parece-me um sonho. Há apenas dez anos nós inauguramos nosso bloco cede, quando saímos do subsolo do Bloco I. Hoje, estamos ampliando”.

Para Ângela Uller, diretora da Coppe, o projeto não teria seguido sem os apoios recebidos. Além dos presentes na cerimônia, que participaram direta e indiretamente para o desenvolvimento do Laboratório de Geotecnia, ela ressaltou a grande parceria entre Coppe e Petrobrás. “Isto se deve ao longo relacionamento entre as instituições, que vem desde a década de 70. Trata-se de anos de cooperação”.

Também presente na inauguração, Alípio Junior, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento de Abastecimento do CENPES-PETROBRAS, colocou a importância do investimento de verbas na universidade, para formar tanto capacitação tecnológica quanto humana, vinda de uma administração competente e unida, de acordo com ele.