Meio a Meios debate Jornalismo Narrativo

A mesa-redonda Jornalismo Narrativo abriu as atividades do seminário Meio a Meios, da I Semana de Jornalismo da UFRJ, no dia 27 de março. O Salão Pedro Calmon lotou de estudantes de comunicação interessados em conhecer o estilo jornalístico, que consiste em transformar uma pauta em livro, através da experiência dos profissionais convidados como, Caco Barcellos (TV Globo), Arthur Veríssimo (Revista Trip), Guilherme Fiúza (NoMínimo) e Pedro Doria (NoMínimo).

Mediada pelo professor da Escola de Comunicação (ECO) Paulo Pires, jornalista e editor de livros, os palestrantes abordaram temas variados incluindo o jornalismo narrativo tradicional em livros, e as novas tendências, como a internet e os meios audiovisuais. Para Pedro Doria, a parte mais divertida da profissão é poder contar histórias reais com os recursos de ficção. Caco Barcellos acredita que o livro permite liberdade para buscar a história sem os limites de custos e de interesses alheios. “No livro, o repórter pode contar a história de maneira mais aprofundada”, comentou o jornalista.

Os convidados debateram o comportamento do jornalismo hoje em dia, principalmente com relação à cobertura da violência. Para Caco Barcellos, a mídia tem enfatizado casos isolados que envolvem a classe média. “Muitos dos últimos acontecimentos que ganharam espaço nos jornais representam apenas 3% dos índices de violência e não são os mais violentos”, comentou o jornalista que convocou os estudantes para observarem essa tendência, buscando um jornalismo mais completo, aprofundando a discussão de causas e conseqüências desses fatos. Guilherme Fiúza concorda que é necessário aprofundar essas questões, mas não vê problema em relatar esses 3%, pois considera um meio eficaz de mobilizar a população.

Semana Meio a Meios

A I Semana de Jornalismo da UFRJ foi organizada pelos alunos do Programa de Educação Tutorial da ECO (PET-ECO) e contou com o apoio de calouros de comunicação.
Para o tutor do PET-ECO, Mohammed ElHajji, essa iniciativa, partida dos estudantes, é positiva. “A Meio a Meios é uma semana de jornalismo feita por alunos para alunos, com o intuito preencher a lacuna que as faculdades de comunicação não conseguem preencher que é a das novas formas de comunicação”, comentou o professor.

A postura dos alunos é bem vista também por Caco Barcellos. “É muito interessante a iniciativa e acho importante passar para os estudantes de jornalismo as expectativas do mercado de trabalho. Eles são nossos aliados. No futuro, quero encontrá-los nas redações com a esperança de que eles ajudem a mudar o cenário atual”, falou o jornalista para o Site da UFRJ.

A Semana Meio a Meios continua até o dia 29, quando haverá a mesa-redonda de Jornalismo Cultural, às 9 horas no Salão Pedro Calmon, campus da Praia Vermelha.