Coordenadoria de Comunicação inaugura mais uma Agência de Notícias

A Coordenadoria de Comunicação da UFRJ (CoordCom) inaugurou, no dia 26 de março, a Agência UFRJ de Notícias da Praia Vermelha (AgN PV). Trata-se de mais uma base de comunicação que vai suprir a demanda de informações, pesquisas e eventos das unidades localizadas nesse campus.

Os presentes a cerimônia ouviram o diretor de Mídias Virtuais (site da UFRJ e boletins semanais) da CoordCom, Fernando Pedro Lopes, e a coordenadora das agências, Geralda Alves, contarem como surgiu a idéia de criar as agências de notícias da UFRJ. A primeira, instalada há três anos, fica no Centro e Ciências da Saúde (CCS) e é responsável em cobrir as 24 unidades que compõem o Centro.

"Para facilitar o intercâmbio de informação, permanecia o desejo de abrir novas agências e assim tivemos a idéia de montar uma na Praia Vermelha", contou Fernando. Segundo ele, a AgN PV teve uma trajetória antes da inauguração. “na verdade, ela já funciona há um ano”, explicou o diretor, dizendo que quando a agência estava começando a ser elaborada, funcionava no Instituto de Psiquiatria, mas depois a Escola de Comunicação a abrigou em sua Assessoria de Imprensa. Geralda Alves acredita que com espaço e equipamentos próprios, a agência tem sua identidade reforçada diante da comunidade acadêmica. “Dessa forma, buscamos um contato maior com as unidades, pois assim será muito mais fácil divulgar pesquisas e eventos realizados”, completou a coordenadora.

Para o professor Marcelo Corrêa e Castro, decano Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), nos últimos três anos a comunicação institucional da UFRJ deu um grande salto. “A expectativa é que a nova agência venha contribuir com a construção do mapa de comunicação da universidade”, revelou. A assessora do FCC vê na AgN PV um elo aglutinador para divulgar os eventos do Forum tanto para dentro, quanto para fora da universidade.

Além das agências do CCS e da Praia Vermelha, existe a do Centro de Tecnologia e, segundo a coordenadora, há um projeto de abrir uma que cubra as unidades localizadas no Centro da Cidade, até o meio  desse ano.

A Agência UFRJ de Notícias da Praia Vermelha está localizada na Avenida Pasteur, 250, prédio do CFCH, terceiro andar, sala 40. Divulgação de pesquisas e eventos relacionados ao campus da Praia Vermelha podem ser encaminhadas para o e-mail agn2pv@reitoria.ufrj.br ou pelo telefone 3873-5167.