Integração e Mudanças Climáticas pautaram a aula inaugural do IGEO

Para atrair a atenção dos novos estudantes do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IGEO/UFRJ), a Aula Inaugural, que aconteceu no dia 22 de março, trouxe como tema um assunto em plena discussão: “as mudanças climáticas globais”.

Utilizando-se dos resultados do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), divulgado em fevereiro deste ano, a palestrante Claudine Pereira Dereczynski, professora do Departamento de Meteorologia (IGEO), expôs o quadro atual do clima, com base em cenários anteriores e em projeções de situações futuras. Foram levantadas as evidências das transformações no sistema climático, tais como o aumento da temperatura, o acentuado processo de degelo no Ártico, o aumento das ondas de calor, das secas e das precipitações, entre outras.

Para o Brasil, segundo Claudine, os principais impactos do aquecimento seriam maior seca no nordeste, com o agravamento de todos os problemas adjacentes que a região já enfrenta e perda significativa de áreas de cultivo agrícolas, como a área paulista do café, que poderia deixar de existir com um aumento médio de 5º na temperatura.

Porém, mais do que falar sobre aspectos geocientíficos, o evento procurou expor aos calouros e também aos veteranos a importância da integração entre pessoas e instituições, como fator determinante para o processo de desenvolvimento.

Promovido em conjunto, pelos três cursos que compõem a unidade – Geografia, Geologia e Meteorologia – a Aula Inaugural teve o objetivo de oferecer aos novos alunos uma noção de geocientistas, que vai além da visão profissional de cada carreira. “Isso só pode ocorrer com a interação das áreas. Quando nos unimos, nós nos tornamos profissionais melhores até na nossa especificidade”, declarou José Ricardo de Almeida França, diretor adjunto de Pós-graduação do IGEO.

O esforço de integração não ficou apenas no discurso: ao final da palestra, houve uma exposição de fotografias, produzida por alunos do curso de Geografia, sob coordenação do professor Ismar de Souza Carvalho, diretor adjunto de Graduação do Instituto. As fotos fazem parte dos trabalhos de campo da disciplina Geologia Geral. Trata-se de um olhar da Geografia sobre a Geologia, observada sob um aspecto de arte.

Além dos professores citados, também fizeram parte da cerimônia, a decana do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza da UFRJ (CCMN), Ângela Rocha, os chefes de Departamento de Geologia, Geografia e Meteorologia, Emílio Velloso Barbosa, Paulo Leal Menezes e Luiz Francisco Maia, respectivamente, e o diretor do IGEO, João Graciano de Mendonça Filho, que alertou para a luta da universidade por uma convivência pacífica entre colegas, professores e funcionários: “além do conhecimento e do profissionalismo, os alunos levarão da universidade as boas relações e o aprendizado de serem cidadãos do país”.