Categorias
Memória

FCC mergulha na cultura grega

Em comemoração ao dia nacional da Grécia, o Programa Oriente e Ocidente, em parceria com o Consulado da República Helênica da Grécia, organizou, dia 22 de março, um evento que deu um show de cultura helênica para a comunidade da UFRJ.

A comemoração, realizada nos salões Dourado e Vermelho do Forum de Ciência e Cultura (FCC), abriu com a inauguração da exposição fotográfica de painéis paisagísticos e de ornamentos de arte gregos.

O jornalista Jheovah de Arruda Câmara, coordenador do evento e assessor para promoções internacionais do forum, ministrou uma palestra Litero-musical. O jornalista, em um breve prólogo, relatou a Ilíada de Homero, marcada por sangue, ódio e atrocidades.

— Os gregos, em uma maneira única, para se protejer da guerra, prepararam um cavalo de madeira. Deixara a alegoria entre as muralhas e recuaram. Os troianos levaram o estranho monumento em suas fortalezas. Na calada da noite, saíram soldados de dentro do cavalo, que abriram as portas. Os gregos dizimaram a população troiana e sobre destroços, comemoraram — narra Jheovah, entre outras histórias gregas.

Após o prólogo, uma gravação, preparada pelo jornalista, que misturava canções de Irene Papas, inspiradas em tragédias gregas, e narrações poéticas da história helênica.

Os presentes puderam ainda assistir a um trecho de cerca de trinta minutos de um filme sobre as belezas naturais, arquitetônicas e artísticas de Atenas, além de um dueto de flauta e piano, ao vivo. Rubem Schuenck — flautista — e Ednaldo Borba — pianista — encantaram a platéia com a peça 8 danças das Ilhas Gregas, de Yannis Constantinidis.

A noite de emersão na cultura grega terminou com a degustação de pratos típicos do país homenageado, como por exemplo o melomakárono e kadaífi.