Semana de Engenharia Civil da UFRJ

Ontem, dia 21 de março, teve início a Semana de Engenharia Civil da UFRJ, que irá abordar, até a próxima sexta-feira, temas ligados às ramificações dessa Engenharia – Construção Civil, Recursos Hídricos, Transporte, Mecânica dos Solos e Estruturas.

Na sessão de abertura, os estudantes e demais presentes no auditório do Bloco D – sala 220 (prédio do Centro de Tecnologia – CT) receberam as palavras dos professores Walter Suemitsu, Decano do CT; Francisco Costa Reis, Diretor Adjunto de Administração e Pessoal da Escola Politécnica (Poli/UFRJ); Maria Karla Solleiro, diretora adjunta de Ensino-Escola Politécnica/UFRJ; e Ana Maria Pereira, Coordenadora Habilitação Civil – Poli/UFRJ.

Segundo eles, o evento é uma oportunidade importante para que os alunos aumentem seus horizontes no campo da Engenharia Civil. Isso se dá, por exemplo, através da maior aproximação e familiarização com as vertentes da Engenharia Civil, chamadas de “ênfases”, como “Construção Civil” e “Recursos Hídricos”, por exemplo.

A Semana de Engenharia Civil auxilia os estudantes – em especial os calouros – na decisão de qual caminho seguir ao longo de sua vida profissional. “O campo de atuação do engenheiro civil é amplo, por isso é importante abrir um espaço para se discutir as ênfases”, afirmou a professora Ana Maria.

A professora Maria Karla, por sua vez, ressaltou: “A Engenharia Civil é extremamente importante para o desenvolvimento do país, uma vez que não há desenvolvimento sem infra-estrutura”.

Atividades

A semana foi organizada por alunos de graduação da Engenharia Civil, dentre os quais estão membros do Programa de Ensino Tutorial (PET Civil) e da Confraria dos Acadêmicos de Engenharia Civil da UFRJ (Caciv), entre outros. Eles apresentaram o PET, o Caciv e a empresa Júnior Fluxo aos estudantes presentes na palestra de abertura. Alguns exemplos de projetos do PET Civil, como o Estudo de Canalização do Rio Carmary (Nova Igauçu), foram citados, entre outros assuntos.

Para Kamila Ferrari, aluna do quinto período de Engenharia Civil e uma das organizadoras do evento, o objetivo da Semana é mostrar as oportunidades que a UFRJ oferece para a Engenharia Civil, além de abordar temas relevantes, como a responsabilidade social do engenheiro civil e a questão da Engenharia Urbana.

Empresas como RJZ, Cyrela, Petrobrás e Gerdau serão apresentadas aos alunos em palestras com seus representantes. Eles irão oferecer uma expectativa de mercado para os futuros engenheiros da UFRJ, além de dar uma visão sobre as demandas tecnológicas desse mercado.

As palestras e atividades do evento se estendem até essa sexta-feira, começando sempre às 9h, no auditório do Bloco D, sala 220. No último dia haverá uma atividade cultural de encerramento com a banda Contra-Capa, às 14:30h.