Categorias
Memória

Visita Guiada e debate sobre multiculturalismo no FCC

O Forum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ celebrou, no dia 20 de março, a abertura das suas atividades do primeiro semestre de 2007. “Resgatando a produção cultural do Forum de Ciência e Cultura da UFRJ” foi o tema da palestra inaugural dos trabalhos da Superintendência de Difusão Cultural, ministrada por Ana Canen, professora da Faculdade de Educação.

Antes da palestra, os funcionários do FCC puderam fazer um passeio pelos corredores do Palácio Universitário, a fim de conhecer melhor a história do local. Segundo Maria Dias, Superintendente de Difusão Cultural do Forum, o evento é uma oportunidade única de reunir os funcionários do FCC em um momento de comunhão cultural.

– O Forum de Ciência e Cultura é um órgão de difusão de atividades culturais. Nunca conseguimos fazer um evento para o próprio pessoal que trabalha aqui. Agora, conseguimos unir nossa administração e a cultura – alegra-se Maria Dias.

Após viagem história, imersão na cultura

A palestra, realizada no salão Moniz Aragão pouco depois do passeio, discutiu o Forum como centro representativo de alunos, professores e órgãos da universidade. Ana, que desenvolve pesquisas em multiculturalismo e é especialista em Educação Comparada, Avaliação da Aprendizagem e Avaliação Institucional, acredita que o FCC é um espaço de valorização da pluralidade dentro da UFRJ.

Durante o evento, pôs-se em pauta a questão do multiculturalismo. “É um movimento que valoriza as diversidades, sejam elas culturais, de linguagem, étnicas ou de gênero”, classifica Ana Canen.

De acordo com a professora, esse movimento atua no âmbito teórico, prático e político. No primeiro caso, é possível notar o aumento do número de teses e artigos a respeito do tema. O segundo âmbito pode ser demonstrado através de um ambiente de trabalho que preza a harmonia ao evitar o bullyng ou o assédio sexual. Já na política, um bom exemplo são as tendências de valorização do negro e do índio com a política de cotas.

Os interessados em aprofundar-se no tema, podem acessar o site do Forum de Ciência e Cultura, que disponibiliza um artigo da professora Ana Canen chamado “O que é o Multiculturalismo? Sentidos e perspectivas para a universidade”.

http://www.forum.ufrj.br/artigos.html