Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial

A Organização das Nações Unidas, ONU, em 1966, escolheu o dia 21 de março como o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, para lembrar  os negros mortos e feridos na cidade de Shapeville, na África do Sul, em 21 de março de 1960, quando uma manifestação pacífica de estudantes  contra o regime de apartheid, então vigente naquele país, foi brutalmente reprimida. A data deve ser encarada como um importante momento no enfrentamento do preconceito e da discriminação racial, problemas que, infelizmente, a sociedade brasileira ainda não foi capaz de superar.

Veja o vídeo desta matéria

A Organização das Nações Unidas, ONU, em 1966, escolheu o dia 21 de março como o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, para lembrar  os negros mortos e feridos na cidade de Shapeville, na África do Sul, em 21 de março de 1960, quando uma manifestação pacífica de estudantes  contra o regime de apartheid, então vigente naquele país, foi brutalmente reprimida. A data deve ser encarada como um importante momento no enfrentamento do preconceito e da discriminação racial, graves problemas que, infelizmente, a sociedade brasileira ainda não foi capaz de superar.

A equipe da Coordenadoria de Comunicação da UFRJ (CoordCOM/UFRJ) produziu uma matéria sobre a questão racial no Brasil para lembrar a data. As professoras Patrícia de Farias, da Escola de Serviço Social, e  Mônica Grin, do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, falaram sobre o racismo no Brasil, o sistema de cotas e  o papel da universidade na questão racial, entre outros assuntos.