Curso sobre Estratégias na Abordagem do Abuso de Drogas

O Instituto de Psiquiatria (IPUB) da Universidade Federal do Rio de Janeiro abriu as inscrições para o curso de extensão "Estratégias na Abordagem do Abuso de Drogas", que será realizado entre os dias 14 de abril e 30 de junho.

Ao todo, o curso totaliza 90 horas, divididas em encontros presenciais quinzenais aos sábados (60 horas) e atividades teórico-práticas (30 horas).

O objetivo do evento é possibilitar a discussão e construção de estratégias para ultrapassar os impasses da prática da atenção às pessoas com problemas com álcool e outras drogas. Os temas aboradados serão: Conceito de dependência, Classificação e efeitos das drogas, Tratamento das demandas de tratamento, Farmacoterapia, Comorbidades, Modalidades e funções da internação, Manejos psicoterápicos: individual, em grupo e família, Oficinas e acompanhamento terapêutico, A reforma psiquiátrica e a questão de álcool e drogas, Rede de assistência e apoio Matricial, Redução de Danos  Prevenção e Assistência, Interfaces Saúde da: Justiça, Educação e Ação Social. Desafios na atenção à população adulta e infanto-juvenil, Estratégias na atenção à família e Relações entre a vida laborativa e o uso de álcool e outras drogas.

A coordenação do curso é dos professores Marcelo Santos Cruz e Salette Maria Barros Ferreira. O corpo docente é formado pelos seguintes professores: Marcelo Santos Cruz (MD PhD, psiquiatra, coordenador do PROJAD), Salette Maria Barros Ferreira (PhD, psicóloga, coordenadora-adjunta do PROJAD), Rosa Alba Sarno Oliveira (professora da Universidade Veiga de Almeida, doutoranda em Teoria Psicanalítica, psicóloga do PROJAD), Márcio Moreno Barbeito (psiquiatra, pesquisador do PROJAD), Miriam Schenker (PhD, terapeuta de família, pesquisadora colaboradora do CLAVES – FIOCRUZ), Maria Cristina Ventura Couto (mestre em Psicologia, consultora do MS na área de Saúde Mental infanto-juvenil, psicóloga do IPUB/UFRJ) e Viviane Tinoco Martins (mestre em Psicologia, doutoranda em Teoria Psicanalítica pela UFRJ).

Para se inscrever, o interessado precisa pagar uma taxa de R$80,00 e mais trtês parcelas de R$300,00, nos dias 5 de maio, 5 de junho e 29 de julho. Para os alunos e ex-alunos do IPUB e funcionários da UFRJ há um desconto de 30%.

As inscrições vão de 23 de março à 13 de abril, na Secretaria Acadêmica do IPUB.

Maiores informações pelo telefone 9574-2746 (Danielle) e pelo e-mail projad@ipub.ufrj.br .