Candidatos vão às unidades debater

Como parte da programação da campanha à reeleição aos cargos de reitor e vice-reitor, Aloísio Teixeira e Sylvia Vargas estiveram presentes ontem (20/03) à Escola de Comunicação (ECO), à Escola de Serviço Social (ESS) e a Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) para debater junto à comunidade acadêmica os rumos para a próxima gestão. O foco do debate foi a democratização interna e externa da universidade.

Aloísio Teixeira fez uma exposição de iniciativas da reitoria que favoreceram o processo democrático. “O Conselho Universitário está funcionando como reza o regimento da UFRJ, não há atraso na pauta, mesmo abrindo espaço para todos expressarem suas opiniões; promovemos a Reitoria Itinerante, o que possibilitou uma aproximação e maior confiança entre reitoria e centros”, enumerou o reitor que ainda citou o Plano de Desenvolvimento Institucional, lembrando que com a retomada do ano letivo ele será retomado.

O candidato ressaltou a importância da UFRJ na discussão do acesso democrático a universidade pública. “Esse não é um problema distante de nós, temos que discutir e elaborar propostas de transformação”, completou. Ivana Bentes, diretora da ECO, prosseguiu dizendo que a universidade deve ser mais propositiva em sua relação com a sociedade, “muita coisa é produzida, pesquisada e pouco se repassa a sociedade”.

O mandato (2007 a 2011) é disputado por uma única chapa. Fato inédito na história democrática de escolha de reitores, os candidatos tem aspectos positivos e negativos. “Apesar de ser um bom indicativo de que a nossa gestão passada não foi um fracasso, uma eleição com somente uma chapa pode ser desmotivadora para o eleitorado por já conhecer seu resultado”, avaliou o reitor. Sylvia Vargas incentivou os presentes à votação, “um córum expressivo é motiva a gestão, pois legitima as conquistas que tivemos”.

A votação acontece nos dias 2, 3 e 4 de abril, podendo votar estudantes, professores e técnicos administrativos, não havendo diferença de peso entre os votos de cada classe.