Cachaça vira tema científico em papo de botequim

Texto: Assessoria de Imprensa da Casa da Ciência

Musa inspiradora de diversos compositores da Música Popular Brasileira, a cachaça agora também vai ser tema de debate científico e, para manter a tradição, o palco será um bar, na boêmia Lapa. Cachaça Científica – a ciência destilada vai reunir cientistas, divulgadores de ciência, artistas e interessados no assunto, em um bom papo de botequim, regado à música e outros aperitivos, no dia 21 de março, às 18 horas, na Cachaçaria Mangue Seco, Rua do Lavradio, 23. Entrada Franca.

Promovido pela Casa da Ciência e pelo Instituto de Química da UFRJ, pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e pela Cachaçaria Mangue Seco, o evento faz parte de uma série de atividades que buscam levar temas da ciência ao público, de forma lúdica, criativa e divertida, mas sem deixar de lado os aspectos informativos. Nesta série, já foram realizados, no Rio de Janeiro, o Chopp Científico e a Cozinha Científica e, em Florianópolis, a Cachaça Científica.

A proposta é despertar o interesse pela ciência e estimular discussões sobre o tema, estabelecendo relações com o cotidiano, a cultura, a arte, a técnica e as tradições locais. Neste evento, a cachaça será abordada em vários aspectos: história; procedimentos de fabricação e certificação; processo de fermentação, aroma e gosto; produção da cana-de-açúcar no Brasil; efeito do álcool no organismo; cachaça na literatura, entre outros. É a ciência na dose certa!

As vagas para participar do evento são limitadas. Chegue cedo para garantir seu lugar! Não há sistema de reserva antecipada. Na entrada, serão distribuídas comandas individuais, nas quais o consumo será registrado. Não haverá cobrança de couvert artístico. Para quem preferir deixar o carro em um estacionamento rotativo, há um na rua do Lavradio, esquina com a rua do Senado.

Cachaçaria Mangue Seco
Rua do Lavradio, 23, Lapa