Diretor do Ippur/UFRJ organiza livro da Coleção Habitare

O Programa de Tecnologia de Habitação (Habitare), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), edita mais um volume da Coleção Habitare. O professor Adauto Lúcio Cardoso, diretor do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro  (Ippur/UFRJ), é o responsável pela coordenação do livro, cujo tema é a habitação social nas metrópoles brasileiras. O professor também foi coordenador do projeto de pesquisa – financiado pelo Habitare – que originou a obra.

Ao longo dos dezesseis capítulos da publicação, será apresentada a avaliação de políticas habitacionais em seis regiões metropolitanas – Belém, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. São relatos de pesquisas apoiadas pelo Programa Habitare, estudos desenvolvidos por várias instituições, liderados pelo Observatório das Metrópoles – do Ippur/UFRJ.

Além de avaliar os cenários de cada região, o livro analisa os casos específicos relacionados à temática da habitação, como o Favela Bairro, do Rio de Janeiro, e os mutirões da Companhia do Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), de São Paulo. A obra também traz revelações sobre o papel dos governos locais na criação de habitações populares, voltadas para o interesse social, assim como mostra a importância das ONGs, a ação dos movimentos de moradia, entre outros.

O livro está em fase de conclusão e em breve estará disponível para download gratuito na página eletrônica do Habitare. O endereço é www.habitare.org.br.