O Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IQ/UFRJ) mostrou a sua cara aos recém-chegados alunos de graduação, nesta terça-feira (13/03), através de painéis com a divulgação dos laboratórios e de uma palestra de abertura.">O Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IQ/UFRJ) mostrou a sua cara aos recém-chegados alunos de graduação, nesta terça-feira (13/03), através de painéis com a divulgação dos laboratórios e de uma palestra de abertura.">

Instituto de Química mostra sua cara

Foto: Kareen Arnhold

Coordenadores da palestra ministrada no IQ.

A fim de oferecer uma visão geral da unidade, os coordenadores dos Programas de Pós-graduação (PPG) do instituto apresentaram-se, dando aos estudantes as perspectivas de cada programa que coordenam e listando a eles as linhas de pesquisas e áreas de atuação a cada um deles vinculadas. A idéia é a de que os calouros conheçam a fundo o IQ, para que façam uma escolha consciente a respeito do caminho que seguirão dentro da universidade e na vida profissional.

Um aspecto importante levantado na palestra de abertura foi a necessidade de o estudante participar de atividades de iniciação científica logo que ingresse na universidade. “O perfil de nossos alunos pesquisadores mostra uma predominância na faixa etária de 22 anos, quando, em tese, eles estão terminando os cursos. Nós propomos que eles iniciem atividades de pesquisa cedo, o que lhes auxiliará na definição de que rumo seguir”, declara o professor Joab Trajano Silva, coordenador do Programa de Pós-graduação em Bioquímica.

Apesar da fragmentação na apresentação dos laboratórios, para pleno entendimento dos ouvintes, o aspecto da interdisciplinaridade foi ressaltado. Edílson Clemente da Silva, coordenador do Programa de Pós-graduação em Físico-Química, colocou a questão da multidisciplinalidade, que tange os projetos do IQ: “nós precisamos uns dos outros, por isso, trabalhamos entrelaçados”.

Em concordância com o professor Edílson está Graciela Arbilla de Klachquin, diretora adjunta da PG do IQ, que falou sobre a importância da integração de todo o Instituto: “nosso objetivo ao promover este evento é, além de dar as boas vindas aos novos alunos, poder mostrar-lhes que o IQ é um só. Nossos laboratórios são de todos os estudantes, tanto da pós-graduação quanto da graduação. É importante que cresçamos juntos”.

Além dos professores citados, também participaram da palestra de abertura os coordenadores Carmem Donangelo, do PPG em Ciência de Alimentos, Jarí Cardoso, do PPG em Química Analítica, Jean Eon, do PPG em Química Inorgânica e Carlos Kaiser, do PPG em Química Orgância.

A programação do evento “O IQ mostra sua cara” prossegue até o dia 14, quando serão ministradas palestras sobre a Pós-graduação do ponto de vista de professores, alunos da PG, ex-alunos de graduação e ex-alunos da universidade.

Veja a programação das atividades deste dia 14:
10h: A PG vista pelos Professores e ex-alunos.

Quatro mini-palestras de 10 minutos proferidas por professores e ex-alunos do IQ, e discussão.
* Prof° Alexandre Braga da Rocha
* Prof° Henrique Marcelo Gualberto
* Prof° Pierre Mothé Esteves

11h: A PG vista pelos seus alunos de PG.

Quatro mini-palestras de 10 minutos proferidas por alunos de PG e ex-alunos de graduação do IQ, e discussão.
* Glaucio Braga Ferreira
* Mauro César Silva Machado