Debates com candidatos à Reitoria começam no dia 26

Dois debates com Aloísio Teixeira e Sylvia Vargas, candidatos, respectivamente, aos cargos de reitor e vice-reitor na próxima consulta eleitoral para a Reitoria da UFRJ, que ocorrerá nos dias 2, 3 e 4 de abril, já estão confirmados. O primeiro deles acontecerá no dia 26 de março, das 11h às 14h, no Salão Pedro Calmon, localizado na Praia Vermelha. O segundo será realizado no auditório do Centro de Tecnologia (CT), no campus do Fundão, no dia 27 de março, também das 11h às 14h.

Aloísio Teixeira e Sylvia Vargas, que se licenciaram dos cargos de reitor e vice-reitor para concorrerem à reeleição, compõem a única chapa inscrita no processo eleitoral 2007. Apesar de não terem chapas concorrentes, os candidatos, cujas propostas podem ser lidas em www.aloisioteixeira.com.br,  pretendem mobilizar a comunidade universitária para a discussão que antecede o pleito: “Acho importante para nós o reconhecimento do trabalho que fizemos, mas valorizamos a disputa, o debate de idéias; temos mesmo que incentivar a discussão dentro da universidade”, ressalta Aloísio Teixeira.

O professor Aloísio antecipa ainda que o principal esforço da campanha será estimular os estudantes, que tradicionalmente possuem índices baixos de participação na consulta eleitoral, a freqüentar os debates: “A participação maciça dos estudantes permitirá que o processo tenha uma legitimidade grande, além disso os maiores problemas a serem enfrentados pela universidade nos próximos anos dizem respeito a questões estudantis, principalmente àquelas relacionadas à democratização do acesso e a políticas específicas que assegurem aos estudantes que ingressaram na universidade que aqui eles permanecerão até o fim de seus cursos”, explica.

Normas do Debate

As normas que guiarão os debates já foram definidas pela Comissão Coordenadora da Pesquisa Eleitoral. Confira abaixo as regras das discussões:

1- A mesa será composta pelo Presidente da Comissão Coordenadora da Pesquisa, Prof. Edwaldo Machado Cafezeiro; dois membros da Comissão Coordenadora da Pesquisa, para secretariar o debate; e dos candidatos a reitor e vice-reitor;
2- Inicialmente, o Presidente da Comissão Coordenadora da Pesquisa fará uma exposição do processo de consulta (no caso de uso de sistema de votação eletrônica) das normas do debate e uma apresentação dos candidatos;
3- Os candidatos disporão de trinta minutos para uma apresentação inicial de suas propostas programáticas;
4- Em seguida, serão abertos dois blocos de debates de trinta minutos cada. No primeiro bloco, as perguntas serão apresentadas oralmente, em no máximo três minutos, e no segundo bloco, com perguntas por escrito, enviadas à mesa durante o primeiro bloco;
5- Ao final, os candidatos terão vinte minutos para as considerações finais.