Grupo de teatro comemora 20 anos

Para dar início às comemorações dos 20 anos da Companhia Folclórica do Rio-UFRJ, o grupo apresentará a peça “Pelos mares da vida”. Formada por alunos e funcionários da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD),a companhia é considerada uma das mais importantes iniciativas de ensino, prática e pesquisa de folclore brasileiro.

A peça “Pelos mares da vida” reúne cantores, dançarinos e músicos para mostrar expressões de folclore do povo que mora em torno do mar brasileiro. As cirandas do Rio de Janeiro, Cocos e Cirandas do Nordeste, Carimbó, Lundú e Siriá do Pará, Nossa Senhora dos Navegantes e São Gonçalo do Amarante são algumas dos movimentos que serão apresentados.

“A UFRJ olha nosso trabalho com grande respeito, seja pela repercussão em todo o país, seja pela forma de estendermos os braços para a comunidade. Escolhemos apresentar ‘Pelos mares da vida’ neste momento por ser um dos mais representativos de nosso repertório.”, destaca Eleonora Gabriel, criadora da Companhia e diretora artística.

Além da apresentação da peça, a companhia fará um panorama dos 20 anos de trabalho através de uma mostra de filmes e uma exposição, ainda no primeiro semestre. Além disso, já acontece, toda última sexta-feira do mês, o encontro de tambores em frente ao prédio da Escola de Educação Física.

Atualmente, o grupo vem recebendo alunos não só da Escola de Educação Física como também de Desenho Industrial, Arquitetura, Geografia, Filosofia e Medicina. “Essa convivência é importantíssima. Profissionais dessas áreas são sensibilizados pela cultura popular. Surge, então, a oportunidade de tomar contato com a corporeidade e o movimento, algo que envolve o social e o político do indivíduo”, diz Eleonora.

A Companhia Folclórica do Rio estará em cartaz, entre os dias 8 e 18 de março, no Teatro Cacilda Becker, de quinta a sábado a partir das 20 horas, e no domingo a partir das 19 horas. O teatro fica na Rua do Catete, número 338, no Flamengo. Nos dias 23, 24 e 25, o grupo estará no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro, sempre a partir das 20 horas. O endereço é rua José Higino, número 115, Tijuca.