Alunos da UFRJ desenvolvem Mini Baja e participam de competição automobilística

Orientada pelo professor José Stockler, uma equipe de 13 estudantes de Engenharia da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Poli/UFRJ) – dos cursos de Engenharia Mecânica e Metalúrgica – desenvolveu um carro do tipo Mini Baja, que irá participar da XIII edição da competição inter-universitária de Mini Baja no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, em São Paulo, entre os dias 15 e 18 de março.

Trata-se de um veículo off-road, pequeno, leve e formado por tubos, projetados para percorrer terrenos acidentados. Cada novo modelo de carro é um aprimoramento dos modelos anteriores. Este fato permite a aproximação dos alunos da universidade envolvidos no projeto, visto que os estudantes novatos podem aprender com os veteranos.

Além do desenvolvimento de habilidades técnicas e do trabalho em equipe, a dedicação é outro fator que passa a fazer parte da vida dos futuros engenheiros: com intensas atividades, que vão do projeto do carro, passando pelos sucessivos testes, para finalmente chegar à fabricação, há trabalho o ano inteiro.

A UFRJ participa da competição pela quinta vez, mas, neste ano, conta com um agravante: a falta de patrocínio, que acarreta em demora e menor conforto e tranqüilidade para trabalhar. Apesar disso, o projeto persiste: com adaptações, como a utilização de peças de barco e moto para baratear os custos de produção, os responsáveis garantem que podem ter uma boa participação no evento.