Dia 26 foi realizada a cerimônia de posse dos cargos de Diretor, Roberto Lent, e Vice-diretor, Luiz Eurico Nasciutti, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da UFRJ.">Dia 26 foi realizada a cerimônia de posse dos cargos de Diretor, Roberto Lent, e Vice-diretor, Luiz Eurico Nasciutti, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da UFRJ.">

Roberto Lent toma posse no ICB

Dia 26 foi realizada a cerimônia de posse dos cargos de Diretor, Roberto Lent, e Vice-diretor, Luiz Eurico Nasciutti, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da UFRJ. Autoridades como o ex-diretor do ICB, Adalberto Vieyra; o Reitor, Aloísio Teixeira; a Vice-decana do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Maria Fernanda Quintella; o Secretário de Educação do Rio de Janeiro, Nelson Maculan; o Pró-reitor de Graduação,  José Roberto Meyer; o Pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa, José Luiz Monteiro e o Pró-reitor de Pessoal, Luiz Afonso Mariz compuseram a mesa da cerimônia.

Os integrantes da mesa disseram acreditar no potencial e na capacidade de Lent, desejando-lhe muito sucesso. "O Roberto é uma pessoa que possui uma doçura e cordialidade impressionantes, além da capacidade de transformar as idéias do campo abstrato em ações, estou disposto a ajudá-lo no que for possível", disse o reitor Aloísio Teixeira. O professor Maculan também fez questão de prometer o seu apoio ao diretor.

O ex-diretor, Adalberto Vieyra, fez um discurso emocionado ao entregar o cargo. Agradeceu a possibilidade de, por oito anos, acompanhar o crescimento do ICB e por todo apoio que recebeu do gabinete e de todos os funcionários técnicos administrativos. Lembrou feitos como a "1 a Semana de Biomedicina" e dos avanços no campo da anatomia. Reconheceu que não avançaram muito, mas que as portas já foram abertas. "Foi uma experiência inesquecível", disse Adalberto Vieyra.

O novo diretor começou seu discurso lembrando que o ICB foi criado em 1969, em uma época de conservadorismo e Ditadura Militar. E a partir dessa lembrança, começou a prometer um mandato de mudanças. Novas reformas; redesenho; experimentação; estimulação; ampla discussão; proposta de um novo regimento; abolição dos departamentos e do vínculo exclusivo dos professores, que poderão participar de mais de um instituto; integração interna e externa, restauração da importância das aulas práticas; criação de   um espaço interativo de divulgação científica. Essas foram algumas das promessas de Roberto Lent. "Por um ICB unificado, por uma Pós-graduação cada vez mais includente, por um ICB integrado com a sociedade.", completou Lent.

O fim da cerimônia foi marcado pelo show do violonista Bartholomeu Wiese e do bandolinista Afonso Machado, da Escola de Música da UFRJ, que encantaram o público com uma belíssima apresentação de chorinho.