">A UFRJ se reúne com o prefeito de Macaé, Riverton Mussi, para discutir o Protocolo de Intenções – projeto de expansão, cujo objetivo é ampliar as ofertas de cursos superiores no município.

UFRJ estabelece colaboração com Prefeitura de Macaé

O Reitor da Universidade, professor Aloísio Teixeira, esteve reunido, na tarde da útilma quarta-feira (14/02), com o prefeito de Macaé, Riverton Mussi, para discutir o Protocolo de Intenções – colaboração entre a UFRJ e o município de Macaé com objetivo de ampliar o ensino superior no local.

Segundo Aloísio Teixeira, as relações entre a UFRJ e o município já têm uma história que se desenvolve e consolida com o tempo – basta perceber a presença da universidade, em Macaé, com a Faculdade de Biologia, através do trabalho do Nupem e, ainda, da Escola de Pescadores. “A riqueza do conhecimento é infinita e a UFRJ quer continuar acompanhando o crescimento de Macaé”, disse o reitor.

O prefeito Riverton Mussi falou sobre o Complexo Universitário que a prefeitura constrói, com recursos próprios, na Linha Verde, e que terá condições de abrigar várias faculdades, ampliando para a população macaense,  a oportunidade de ingressar em cursos superiores no próprio município.

– Estamos concluindo o primeiro bloco do Complexo, no qual investimos cerca de R$ 13 milhões. Nele terá 30 salas de aula com toda infra-estrutura para abrigar faculdades que se instalem no município. Vamos licitar mais de R$ 70 milhões para concluir o Complexo – disse o prefeito, convidando a todos para participarem da inauguração do Complexo.

Riverton afirmou, ainda, que possui um grande interesse em trazer para o município as faculdades de Medicina e Enfermagem, e solicitou que a redação do Protocolo seja mais abrangente para que não seja necessário assinar outros protocolos sempre que a UFRJ quiser avançar, trazendo outros cursos para Macaé.

Aloísio Teixeira destaca que a assinatura do Protocolo de Intenções entre a universidade e um município do peso de Macaé será um momento histórico para a UFRJ, porque consolida a presença no município, ampliando os cursos de terceiro grau da universidade em Macaé e marcando o compromisso de oferecer educação de qualidade aos macaenses. “Sabemos que apenas 10% dos jovens de hoje podem estudar numa universidade, e o objetivo da UFRJ, nesse projeto de expansão, é construir em Macaé o que vai ser a universidade nova, já que o MEC mostrou sua intenção de investir recursos para as universidades que desejarem se expandir para o interior”.

De acordo com o Protocolo, a UFRJ deverá implantar em Macaé, no ano letivo de 2008, as Faculdades de Farmácia, Química e Engenharia de Produção, oferecendo aos jovens e adultos, que desejam cursar uma faculdade, uma referência no ensino superior.

Estiveram presentes na reunião, o presidente da Funemac, Jorge Aziz,  os pró-reitores da UFRJ, Carlos Levi (Planejamento) e José Roberto Meyer Fernandes (Ensino de Graduação), o professor Francisco Esteves, do Nupem/Macaé, e diretores de diversas Faculdades como Medicina, Farmácia, Enfermagem, Química, Engenharia de Produção, entre outras.

O Protocolo de Intenções será assinado no próximo dia 02 de abril, quando o município inaugura o Complexo Universitário.

Fonte: site da Prefeitura de Macaé