Maestro Florentino Dias visita o reitor Aloísio Teixeira

No último dia 7, o reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Aloísio Teixeira, recebeu, em seu gabinete, o ex-professor da Escola de Música (EM/UFRJ) e maestro, Florentino Dias. O encontro foi marcado por uma conversa descontraída, mas, ao mesmo tempo, séria, principalmente quando o assunto foi o reconhecimento da música e as dificuldades pelas quais ela passa no Brasil.

Florentino Dias preside, atualmente, a Filarmônica do Rio de Janeiro, criada há cerca de 30 anos. O maestro, enquanto professor da UFRJ, ajudou a criar o coral da universidade, além de fazer com que a atividade entrasse para a grade horária dos alunos e somasse pontos. “De início, o coral não oferecia créditos curriculares aos estudantes. Isso fazia com que os alunos não se interessassem em participar”, explicou o maestro.

A história de Florentino é marcada por reconhecimento nacional e internacional. Ganhador de inúmeros prêmios, como a “Batuta de Ouro” – reservado àqueles que contribuíram para a preservação dos ritmos nacionais – o maestro foi eleito Personalidade do Ano de 2007 e terá seu nome atribuído a uma instituição. Além disso, no meio do ano, irá aos Estados Unidos receber mais um prêmio, como mostrou ao reitor.

Entretanto, o motivo maior da visita ao reitor foi a necessidade de ajuda à Filarmônica do Rio de Janeiro. Segundo Florentino, a prefeitura suspendeu as verbas de apoio e o governo não contribui financeiramente. “Vamos à Brasília falar com o ministro Gil e, se possível, também com o presidente Lula”, completou. A idéia é conseguir que os membros da Filarmônica recebam salários, e não apenas cachês por shows. “Uma orquestra precisa de muito ensaio, de um trabalho diário. Para que isso aconteça, os músicos tem de receber algum auxílio”.

O maestro pretende, também, fazer apresentações musicais na própria UFRJ. O reitor Aloísio Teixeira aprovou a idéia e abriu as portas da UFRJ à Filarmônica. O maestro deixou claro que, para que isso aconteça, a orquestra precisa receber apoio de uma empresa que queira investir em cultura e na música, um dos principais problemas encontrados pela filarmônica.

Quem quiser conhecer mais o trabalho da Orquestra Filarmônica do Rio de Janeiro basta acessar o site www.filarmonica-rio.com.br.