">O projeto piloto do novo sistema de iluminação pública da Cidade Universitária, que começou no mês passado,  investe em recursos, pretendendo alcançar melhor eficiência energética e combater o desperdício de energia no Fundão.

UFRJ no combate contra o desperdício energético

Começou no mês passado, o projeto piloto do novo sistema de iluminação pública da Cidade Universitária, elaborado por engenheiros da Divisão de Redes da Prefeitura da UFRJ (DIRED). Estão sendo aplicados cerca de 245.000 Reais de recursos na ação que pretende alcançar melhor eficiência energética e combater o desperdício de energia no Fundão.
Pretende-se substituir postes de 15 metros, que comportam duas luminárias com lâmpadas de vapor de sódio de alta pressão, com potência individual de 400 W, por  postes de 12 metros, com lâmpadas de 250 W. Além disso, eles passarão do centro dos canteiros para junto ao meio fio, e a partir de certa hora – ainda não definida – receberão um comando que reduzirá a iluminação pela metade.
Dentro de 90 dias, o trecho beneficiado pelas reformas será as Praças Samira Mesquita e a Giullio Massarani.