Três novas empresas na Incubadora da COPPE/UFRJ, todas na área de Tecnologia da Informação

A Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ selecionou três novas empresas a partir de propostas apresentadas via edital. Todas são da área de Tecnologia da Informação e passarão por um período médio de três anos como empresas residentes na Ilha do Fundão. São elas: Elo (gestão de risco contra fraudes); Inovax (hardware/software para o ambiente de operações financeiras) e Clavis (softwares para gestão de segurança da informação).

Este é o resultado do último edital lançado em junho de 2006.  Para a escolha das empresas foram avaliados principalmente os seguintes critérios: viabilidade técnica/econômica, perfil do grupo proponente, grau de inovação e possibilidade de integração com a universidade. Com as novas residentes, a Incubadora da COPPE/UFRJ contará com 14 empresas de tecnologia de ponta sob seu suporte físico e gerencial.

Ao mesmo tempo, a PGT (Petroleum Geoscience Technology), especializada em avaliação geológica, geofísica e geoquímica de áreas para exploração e produção de petróleo, gradua-se e deixa as instalações físicas da Incubadora.  Foram três anos de residência e um investimento inicial de R$ 150 mil. Hoje, a PGT, que possui filial em Bogotá, na Colômbia, instala sua sede no Centro do Rio. A carteira de clientes no Brasil inclui as empresas Aurizônia, Starfish, Queiroz Galvão, Norse/Coplex, Halliburton e Odebrecht, entre outras Na América do Sul, realizou projetos para a Agência Colombiana de Hidrocarburos; para a chilena Sipetrol; para a canadense Nexen e para a estatal equatoriana PetroProducción. O contrato mais recente foi firmado com uma empresa asiática na indústria de petróleo.

A expectativa de faturamento da PGT para 2006 é de R$ 1,8 milhão, 61,5% maior que em 2005. Com uma equipe multidisciplinar que, juntos, tem mais de 100 anos de experiência acumulada na integração de dados geológicos, geoquímicos e geofísicos em diversas bacias sedimentares ao redor do mundo, a PGT oferece soluções em análise de bacias sedimentares, interpretação sísmica, modelagem de sistemas petrolíferos, play analysis e avaliação geoeconômica de prospectos e campos de óleo e gás.