Mais uma turma se forma no Florescer Fundão

No último dia 19, aconteceu a formatura da segunda turma do curso de jardinagem do Projeto Florescer Fundão UFRJ, às 15 horas, no Horto da Prefeitura Universitária. No total, 32 jovens da Baixada Fluminense, Vila da Penha, Inhaúma e Complexo da Maré receberam o certificado de conclusão de curso. A primeira turma, composta por 16 jovens, já obteve bons resultados, conseguindo inserir cinco alunos no mercado de trabalho.

A cerimônia contou com a participação, além dos familiares dos formandos, de professores, colaboradores, monitores, dentre outros que trabalharam no projeto. No início, Íris Mara G. Souza, assessora de Desenvolvimento Social da COPPE, e Beatriz Emilião Araújo,diretora do Horto – ambas coordenadoras do Projeto Florescer Fundão – explicaram ao público os objetivos do curso. De acordo com as coordenadoras, a expectativa principal é que os alunos tenham oportunidade de aprender e de se inserir no mercado de trabalho. “Durante o curso, os alunos têm aulas práticas e teóricas, como informática, literatura, arranjos florais etc. Eles vão, inclusive, às unidades da universidade para desenvolverem atividades daquilo que aprenderam no horto”, disse Íris.

Em seguida, houve a exibição de uma apresentação em power point, que ilustrou as palavras das coordenadoras, além de mostrar fotos dos alunos em atividades, aulas e passeios. Foram convidados a compor a mesa a responsável pelo orquidário do CENPES, Rosa Murrieta, o vice-prefeito da Prefeitura Universitária, Ivan do Carmo, e o diretor administrativo da COPPE, Márcio Ayala. Rosa parabenizou os formandos por seus esforços e conquistas: “Esperamos que a parceria continue e cresça cada vez mais”. Márcio Ayala emocionou os alunos ao dizer que eram parceiros divinos: “Vocês têm a responsabilidade de fechar um ciclo da natureza”. O vice-prefeito agradeceu os parceiros do projeto e disse que ele não pode parar ali: “Vocês têm que continuar os estudos para que um dia passem a alguém aquilo que aqui aprenderam”.

Para representar a turma, o aluno Samuel Francisco de Santana agradeceu a todos, com um discurso emocionado: “Obrigado à mesa por confiar a nós a tarefa de cuidar das plantas, para lhes oferecer o melhor.” Além disso, Samuel ressaltou as dificuldades que muitos deles passaram para concluir o curso: “Vencemos muito empecilhos, pois nós trabalhávamos, estudávamos o dia inteiro, mas nunca desistimos de vir até aqui aprender.” E conclui, dizendo que o incentivo de todos serviu de adubo para que chegassem até o final.

No final da cerimônia, os alunos, muito emocionados e felizes, receberam os certificados. Entre eles, havia um grupo que trabalhava como terceirizado no CENPES e também fez o curso. O final foi marcado por muita festa e comemoração, com um coquetel de encerramento.