">A vice-Diretora do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa COPPE/UFRJ e professora do seu Programa de Engenharia de Transportes, Marilita Gnecco de Camargo Braga, foi agraciada com a Medalha do Mérito Mauá, na categoria de Cruz de Mauá. Concedida a personalidades do setor de Transportes pela trajetória profissional e contribuição relevante para a elevação do nível de eficiência dos serviços de transportes, a medalha lhe foi entregue em cerimônia no Clube de Exército, no dia 5 de dezembro, em Brasília, que contou com a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Professora da UFRJ ganha Medalha do Mérito Mauá

Sobre a professora
Marilita Gnecco de Camargo Braga formou-se em engenharia civil, em 1973, pela Escola de Engenharia Mauá, em São Paulo, e é PhD em Transportes pelo Imperial College of Science, Technology and Medicine, Inglaterra, em 1989. Pesquisadora da COPPE desde 1977, em 1982 tornou-se professora adjunta do Departamento de Transportes da Escola de Engenharia da UFRJ e no ano seguinte do Programa de Engenharia de Transportes da COPPE, no qual assumiu por duas vezes a coordenação.
Em sua trajetória acadêmica, orientou 28 teses de mestrado e seis de doutorado e publicou 77 artigos em congressos e periódicos científicos. Recebeu a Menção Honrosa no “Smeed Prize”, em 1991, na 23ª Conferência Anual da Universities Transport Studies Groups, em Nottingham, Inglaterra, e já foi quatro vezes agraciada com o Prêmio CNT Produção Acadêmica da Confederação Nacional do Transporte por trabalhos na área de segurança no trânsito, apresentados nos Congressos da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (ANPET).