Falece professor José Ricardo Tauile do Instituto de Economia

O professor do Instituto de Economia (IE) José Ricardo Tauile faleceu ontem, dia 10 de dezembro.

Tauile foi diretor do IE, representante dos professores titulares do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas no Conselho Universitário e membro do Conselho de Curadores. O tema inical de suas pesquisas foi a discussão das relações entre "Tecnologia e processo de trabalho", título de sua tese de doutorado pela New School University, em NY. Ele ainda realizou trabalhos sobre distribuição de renda e, nos últimos anos, vinha atuando na área de Economia Solidária, em especial na recuperação de empresas falidas que passaram a ser geridas pelos próprios empregados.

Tauile era líder de grupo de pesquisa sobre Economia do Trabalho e Estudos Sociais na UFRJ, juntamente com o professor João Luiz Maurity Sabóia. Sua produção acadêmica inclui mais de 60 títulos, entre trabalhos apresentados em congressos, participação em jornais e revistas, capítulos, livros e artigos diversos.

Há um ano José Ricardo Tauile lutava contra o câncer em estágio avançado, sendo sua última tentativa de tratamento em São Paulo, onde veio a falecer.

O corpo de Tauile está sendo velado na capela H do Cemitério do Caju. O enterro será realizado hoje, dia 10, no mesmo cemitério, às 16h.