Seminário de Prospecção do Ensino de Semiologia Médica

O Seminário de Prospecção do Ensino de Semiologia Médica acontecerá na próxima terça-feira, dia 12 de dezembro, no Auditório Halley Pacheco, no 8º andar do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) da UFRJ. O evento reunirá diversos profissionais da Faculdade de Medicina da UFRJ, do HUCFF e de outras instituições de ensino médico.

MANHÃ – 8h às 12h

8h – 8h15 – Recepção dos participantes

8h15 – 8h30 – Abertura dos trabalhos
Prof. Afrânio Kritski – Chefe do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da  UFRJ
Prof. Sylvia da Silveira Vargas – Vice-reitora da UFRJ
Prof. Antonio Jose Ledo Alves da Cunha – Diretor da Fac. Medicina da UFRJ
Prof. Alexandre Pinto Cardoso – Diretor do HUCFF-UFRJ

8h30 – 10h20 – Mesa redonda – O ensino da Semiologia no Século XXI
Moderador: Prof. Lucio Pereira – Departamento de Clinica Medica – FM – UFRJ

8h30 – 9h – Impacto do Ensino da Semiologia no Curso de Graduação em Medicina
Prof. Isabel Bensenor – Faculdade de Medicina  – USP/SP

9h – 9h30 – Histórico da Semiologia na UFRJ
Prof. Vera Halfoun – FM – UFRJ

9h30 – 10h – Perspectivas recentes do Ensino da Semiologia
Profa Ana Borralho – FM – UFRJ

10h – 10h20 – Discussão

10h20 – 10h40 – INTERVALO
10h40 – 12h – Mesa Redonda – Experiências recentes no Rio de Janeiro

Moderador: Prof. Celeste Elia – Departamento de Clinica Medica – FM-UFRJ

10h40 – 11h – Mudanças curriculares e impacto no Ensino da Semiologia em Escolas Medicas no Estado do Rio de Janeiro
Prof. Cláudia Vasconcelos – Faculdade de Medicina de Petrópolis

11h – 11h20 – Visão do estudante da FM do Ensino da Semiologia na UFRJ
Fernanda Martins – estudante da graduação da FM-UFRJ

11h20 – 11h40 – Visão do Docente de Medicina sobre o Ensino da Semiologia na FM-UFRJ
Prof. Maria Chiara – Coordenadora Didática do Dep. de Clínica Médica da FM/UFRJ

11h40 – 12h – Discussão

12h às 13h – ALMOÇO

TARDE – 13h ás 16h30

13h – 15h – Ementas dos grupos de trabalho (Auditório Halley Pacheco e Auditório da Cardiologia)

Grupo de Trabalho 1 – Quais as melhores técnicas de ensino? (Auditório Halley Pacheco)
Coordenadores: Prof. Homero Fogaça e Prof. Gil Salles – Departamento de Clinica Medica -UFRJ
Ensino teórico e prático – Aulas expositivas, Seminários, Casos clínicos, aulas presenciais x ensino à distância. Aulas pela Internet (site da Faculdade de Medicina / UFRJ, CD-ROM / DVD-ROM. Avaliação – prova teórica, prova prática – pesos para anamnese e exame físico, prova final (médias < 5 ou < 7), avaliação formativa com o computador.

Grupo de Trabalho 2 – Quem deve ensinar? (Auditório Cardiologia)
Coordenadores: Prof. Celeste Elia e Prof. Rocco – Dep. de Clínica Medica – UFRJ
Ensino da Semiologia: dever de todos a ser compartilhado por todos os professores do Departamento de Clínica Médica? Ensino com Mestrandos e Monitores – avaliação do desempenho.
15h – 16h – Discussão de propostas dos grupos de trabalho.
16h – 16h30 – Votação de propostas

Mais informações podem ser obtidas através dos e-mails  mchiara@terra.com.br ou kriteskia@gmail.com