Categorias
Memória

De olho nos cuidados com o verão

Quem visitou o Centro de Tecnologia (CT), no dia 07/12,  pôde perceber o clima da estação que está por vir. É que “Vem chegando o verão…”, ocorreu de 10 às 16h, no hall de entrada do CT, Bloco A, Ilha do Fundão.

O evento buscou conscientizar os membros da UFRJ sobre as doenças mais comuns na estação, como as de pele, devido à exposição excessiva ao sol, assim como as intestinais e as sexualmente transmissíveis (DST). Estavam presentes representantes da Divisão de Saúde do Trabalhador (DVST/PR-4) além outros colaboradores, que orientavam e informavam os visitantes quanto aos cuidados que devem ser tomados para evitar as doenças.
O evento foi organizado pela Decania do CT junto com a DVST e a Pró-reitoria de Pessoal (PR-4). Colaboram para a sua realização o Laboratório de Estudos da Poluição Atmosférica (LEPA/UFRJ), a Farmácia M&N, o Serviço de Dermatologia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, a Sociedade Brasileira de Dermatologia e o Laboratório Schering-Plough.

Projetos para o futuro
Segundo Alice Simas, uma das organizadoras do evento, a idéia surgiu quando foi observado que, no CT, assim como em toda a UFRJ, existem muitos servidores que trabalham expostos ao sol, como os de manutenção, jardinagem e segurança. “O objetivo é alertar a comunidade da UFRJ como um todo sobre as principais doenças que ocorrem com mais freqüência no verão e que não se limitam apenas às dermatológicas, principalmente os cânceres de pele. Esse é apenas o primeiro de outros eventos que pretendemos realizar, junto à Decania do CT, voltados para a Saúde do Trabalhador”, declara Luciana, também organizadora do “Vem chegando o verão”.