">Professores da UFRJ realizam seminário “Capitalismo Cognitivo – Comunicação, Linguagem e Trabalho”  no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

Professores da UFRJ realizam seminário no CCBB

Professores da UFRJ realizam seminário “Capitalismo Cognitivo – Comunicação, Linguagem e Trabalho” nos dias 5, 6 e 7 de dezembro de 2006, a partir das 18hs, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

Na abertura estiveram presentes o curador Giuseppe Cocco, professor da Escola de Serviço Social da UFRJ e Micael Herschmann da Escola de Comunicação (ECO/UFRJ). Os palestrantes convidados foram Maurizio Lazzarato da Universidade de Paris, França; e Sergio Amadeu da Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero. A mesa foi mediada pela professora Tatiana Roque do Instituto de Matemática (IM/UFRJ).

Micael frisou o quanto é “importante discutir questões sobre o capitalismo cognitivo num país em que se discute muito o crescimento e o desenvolvimento, mas nos utilizamos de categorias anacrônicas ultrapassadas para refletir sobre isso”. E encerra afirmando que “o encontro visa de alguma forma contribuir com a discussão”.

O tema abordado na primeira mesa do evento foi sobre os novos conflitos que surgem com o "capitalismo cognitivo". Os palestrantes problematizaram e aprofundaram questões do capitalismo contemporâneo.

Maurizio Lazzarato afirmou que sem cultura, não há direitos sociais, não há autenticidade, autonomia e justiça social. “O capitalismo se sustenta sobre desigualdades, e gera desequilíbrio”, para isso, Maurizio acredita na necessidade de políticas sociais. “É através do social que podemos articular e equilibrar os conflitos do capitalismo”. E ainda acrescentou que as políticas sociais devem assegurar a redistribuição da riqueza.

Sergio Amadeu aborda as redes virtuais de informação que emergiram no ciberespaço. São “fluxos informacionais que trafegam bens imateriais e intangíveis”. Para ele, isso vem a ser diferente do que o capitalismo era antes. Sergio também aborda a questão do software livre, da liberação do código fonte, do modelo de compartilhamento e a adesão de uma “prática colaborativa”, aliar-se para crescer ao invés de competir.

O evento vai até quinta-feira, dia 7 de dezembro, com uma programação intensa. Serão convidados os professores da Escola de Comunicação (ECO/UFRJ) Écio Salles e Ivana Bentes, atual diretora da escola, para falar sobre Trabalho, Saber e Cultura.

O Centro Cultural Banco do Brasil fica na Rua Primeiro de Março, nº 66 – Centro do Rio Tel.: 0XX (21) 3808-2020.