Áreas protegidas e inclusão social

Teve início hoje, dia 6 de dezembro, o II Seminário Áreas Protegidas e Inclusão Social (II SAPIS), organizado pelo Programa EICOS de Pós-Graduação e Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social, no Auditório Pedro Calmon, Campus da Praia Vermelha.

Na cerimônia de abertura, estiveram presentes o diretor do Instituto de Psicologia, Marcos Jardim; a coordenadora do Programa EICOS – IP/UFRJ, Rosa Pedro; a curadora do SAPIS, Marta Irving; o representante da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PR-2), Luciano Bastos; a Cátedra da UNESCO, Maria Inácia D’Avila; e o professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Rodrigo Medeiros.

O Programa EICOS criado em 1992 tem como proposta pioneira e inovadora a investigação psicossocial, incorporando uma perspectiva interdisciplinar na discussão e problematização de questões sociais. Busca-se a integração da pesquisa com a extensão aliando o compromisso com a reflexão acadêmica à realidade local, tendo como princípios a incorporação dos saberes locais e aspectos voltados à inclusão social. O EICOS tem perspectivas de abordar temáticas sobre o desenvolvimento sustentável, a relação homem-natureza, constituições identitárias, laços sociais e a produção híbrida de saberes.

A curadora do evento, Marta Irving, abriu o cerimonial agradecendo “aos jovens pesquisadores que se dedicaram muito para a realização do evento”. Iniciado em 2005, o SAPIS tem como objetivo promover a discussão sobre áreas protegidas e inclusão social, “o que é um ponto estratégico para o desenvolvimento do país”. E ainda ressaltou que “essa é uma discussão inacabada, nosso propósito é sempre gerar debates e fazer circular novas idéias”.

A coordenadora do Programa EICOS, Rosa Pedro, considerou que “o evento provém de um esforço coletivo realizado com muita competência; ele foi pensado e concebido a fim de integrar a universidade, pesquisadores, a sociedade e o poder público”.

O diretor do Instituto de Psicologia (IP/UFRJ), Marcos Jardim, por sua vez ressalta a “maturidade e a excelência” que o EICOS tem desenvolvido ao longo dos anos. “Participar desse evento é muito importante para pensar políticas públicas e trocar experiências a fim de tornar possível uma sociedade mais justa, mais sustentável e menos desigual”. Luciano Bastos da PR-2 considera que o setor de pesquisa e Pós-Graduação no Brasil tem tido “uma enorme capacidade de crescer e integrar a sociedade”. Sobre as relações de parceria que o Programa EICOS desenvolve, Maria Inácia da UNESCO, disse que “a Organização  tem um grande interesse no Programa de Psicossociologia, apesar de ser feito com poucos recursos, mas com muita garra”.

O primeiro dia do SAPIS teve continuidade com a palestra de abertura sobre “Sociedade e Natureza”. O convidado para falar sobre o tema foi o antropólogo Antônio Carlos Diegues, uma das maiores autoridades brasileiras sobre comunidades tradicionais e preservação ambiental.

Antonio Carlos é Professor da Universidade, no Curso de Pós-Graduação em Ciências Ambiental e no Departamento de Economia e Sociedade Rural. Trabalhou vários anos na ONU.É também coordenador científico do NUPAUB – Núcleo de Pesquisa sobre Populações Humanas e Áreas Úmidas Brasileira, da Universidade de São Paulo. E como diretor do NUPAUB, organizou vários projetos de pesquisa interdisciplinares nas regiões litorâneas, Pantanal e Amazônia, em colaboração com várias universidades brasileiras e organizações Internacionais.

O antropólogo destacou que “o tema da proteção da natureza ganhou bastante dimensão no mundo, e trazer essa discussão aqui para o Brasil é muito importante”. Sua fala aborda a conservação ambiental, “ela não é uma questão eminentemente científica, é, fundamentalmente, social, cultural e política”. E finaliza dizendo que “é preciso fazer da implantação das áreas protegidas um processo de inclusão social, pois ambos não são dissociados entre si”.

O II SAPIS acontece até o dia 8 de dezembro no campus da Praia Vermelha.

Para mais informações confira o site: www.ivt-rj.net/sapis

Confira a Programação

07/12/2006 (quinta-feira)
09:00 – 09:30  Inscrições e Entrega do Material