XXIII Panorama da Música Brasileira Atual

Uma mostra da produção dos jovens compositores brasileiros da atualidade, reunindo música de câmara, coral, orquestral, uma homenagem especial ao centenário do maestro Radamés Gnattali e a apresentação de obras dos convidados especiais Ronaldo Miranda, Murillo Santos e Villani-Côrtes – este com o Duo Santoro executando “Divertimento 96”, obra dedicada aos dois violoncelistas, além de “A sétima folha do diário de um Saci”. O XXIII Panorama da Música Brasileira Atual será realizado nos dias 8, 9 e 10 de dezembro (sexta, sábado e domingo) pela Escola de Música da UFRJ, desta vez no Teatro do Centro Cultural da Justiça Federal (av. Rio Branco 241, Centro, RJ. Tel. 3212 2550), em virtude das obras de restauração do Salão Leopoldo Miguez. Foram inscritas, ao todo, cerca de 60 peças. Destas, os professores Henrique Morelenbaum e Rodrigo Cicchelli selecionaram 27.

Como as inscrições são abertas, a mostra é considerada de “perfil democrático”, como define Paulo Dantas, que participa com a peça “Mosaico” para flauta e piano, escrita para o primeiro concurso nacional de composição Michel Debost, de Curitiba, e que será interpretada por Pauxy Nunes e Marina Spoladore.  “É a oportunidade de termos uma peça ouvida, conhecermos as obras dos outros compositores da nossa idade, descobrirmos afinidades, formarmos grupos”, diz Marcos Campello, autor da obra orquestral – “Cubos”, cuja estréia será apresentada pela Orquestra da Companhia Experimental de Ópera, sob regência de Wendell Kettle. O primeiro Panorama foi realizado em 1978. Após interrupção de cinco anos, o evento retornou em 2005, com sucesso de público e crítica, com inúmeras obras em primeira audição mundial. Agora, a Escola de Música trabalha para renovar o êxito. A entrada é franca.

Programa:

8 de dezembro de 2006, 16h

RADAMÉS GNATTALI – Dos quatro movimentos dançantes: Samba Canção e Baião. Conjunto de Violões da UFRJ (Marcos Melo, Ramon Araújo, Márcio Camacho, Cyro Delvizio, André Trindade, Fabrício Eyler, Vinícius Perez, Fábio Lima, Fábio Neves)

LUCIANO LEITE BARBOSA  – Variações cinzas op. 6. Piano: Cristiano Vogas

ERNESTO HARTMANN – Contemplo o Lago Mudo. Canto: Felipe Habib. Piano: Ronal Silveira

FRED RIBEIRO – Vagando. Piano: Ernesto Hartmann

GUSTAVO GUERREIRO – Ciclos. Piano: Ernesto Hartmann

ANDRÉ LUIS C. MACHADO – Suíte para violoncelo e piano. Violoncelo: Luisa Moté. Piano: Nilo Rafael

RAFAEL VALLE – Lampião e Maria Bonita. Piano: Eduardo Henrique

RUDÁ BRAUNS – Compadre José. Soprano: Paloma Lima. Conjunto Pedra Lispe (Bandolim: Rudá Brauns; Flauta: Livi Faro; Viola: Bruno Reis; Violão: Frederico Barros; Violoncelo: Alea Almeida ; Percussão: André Silvestre)

MARCELO RUBIÃO – Variações sobre Ritmos Brasileiros. Conjunto Pedra Lispe

9 de dezembro de 2006, 16h

RONALDO MIRANDA – Três micropeças: (Incisivo; Lírico; Lúdico). Piano: Marcelo Thys

MÁRCIO CAMACHO – Pesadelo no. 2. Violão: Márcio Camacho

LOURENÇO VASCONCELLOS – Um Tema na F. Vibrafone: Lourenço Vasconcellos

SÉRGIO ROBERTO DE OLIVEIRA – Farsa. Flauta: Maria Carolina Cavalcanti. Violão: Ivan Paparguerius

ALEXANDRE SCHUBERT- Cidade das Pedras, para 2 percussionistas. Rodrigo Foti e Leo Souza

CYRO DELVIZIO- Piá Zuando. Violão: Cyro Delvizio

PAULO DANTAS- Mosaico. Flauta: Pauxy Gentil Nunes. Piano: Marina Spoladore

EDMUNDO VILLANI-CÔRTES – Divertimento 96 (dedicado ao Duo Santoro) e                                               A sétima folha do diário de um Saci.  Duo Santoro

THIAGO SIAS – Ave Maria, para coro misto.

MARCELO RAUTA- Trem de Ferro – coro a 4 vozes. Coral Brasil Ensemble. Regente: Maria José Chevitarese

10 de dezembro de 2006, 16h

CLÁUDIA CASTELO BRANCO – Estudo no. 1, para piano e guitarra.  Piano: Cláudia Castelo Branco.  Guitarra: Marcos Campello

CLÁUDIA CALDEIRA SIMÕES – Rio Madeira, para quinteto de metais. UniRio Metais

NIKOLAI BRUCHER – Germini, para quinteto de metais. UniRio Metais

IVAN PAPARGUERIUS- Papagaiada. Oficina Instrumental UFRJ. Direção musical: Fernando Trocado

EDUARDO CAMENIETZKI – Serenata Funk.

MURILLO SANTOS – Três Miniaturas para Orquestra de Cordas.

MARCOS CAMPELLO – Cubos. Orquestra da Cia. Experimental de Ópera. Regente: Wendell Kettle.

DIOGO AHMED- Epifania Sinfônica.Orquestra da Cia. Experimental de Ópera. Regente: Wendell Kettle.