">A UFRJ mostrou, mais uma vez, seu reconhecimento ao trabalho e dedicação dos estudantes que concluíram a graduação de forma exemplar, aproveitando ao máximo o conhecimento oferecido pela universidade.

Alunos recebem Diploma de Dignidade Acadêmica

A UFRJ mostrou, mais uma vez, seu reconhecimento ao trabalho e dedicação dos estudantes que concluíram a graduação de forma exemplar, aproveitando ao máximo o conhecimento oferecido pela universidade. A solenidade de entrega dos Diplomas de Dignidade Acadêmica ocorreu na última sexta-feira, dia 1º de dezembro, no Auditório Roxinho do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN).

A vice-reitora Sylvia Vargas, representando o reitor Aloísio Teixeira, presidiu a solenidade, cuja mesa de honra foi composta pelos professores José Roberto Meyer Fernandes, pró-reitor de Graduação; Luiz Afonso Henriques Mariz, pró-reitor de Pessoal e Hélio de Mattos Alves, prefeito da Cidade Universitária. Além deles, estavam presentes os decanos dos centros que compõem a UFRJ e os diretores e representantes de suas unidades.

Em seu pronunciamento, Sylvia Vargas lembrou que a universidade se nutre de Ensino, Pesquisa e Extensão e tem obrigação de dar suporte ao futuro de seus alunos. Ela destacou que o estudante vivencia o “prazer da convivência crítica com os múltiplos saberes”, e que a união das diferenças, muitas vezes complementares, é capaz de produzir uma série de possibilidades positivas.

“Vocês saíram de uma universidade que se dispõe não somente a formar profissionais de alto nível, mas que se preocupa em despertar, nos seus estudantes, a mais completa identificação com os princípios éticos das profissões, sem os quais a posse do diploma conduziria apenas a uma ação fria, mecânica e distante”, declarou a vice-reitora.

Anualmente, os certificados de Dignidade Acadêmica são concedidos, pela UFRJ, aos estudantes que concluíram seu curso de graduação dentro do tempo normal, com mais de 80% dos créditos e sem ter sofrido nenhum tipo de sanção disciplinar. São consideradas as notas de aprovação final em todas as disciplinas.

Além disso, os estudantes devem ter alcançado um elevado Coeficiente de Rendimento (CR), o que irá caracterizar o grau do diploma a ser recebido: Cum laude, para os alunos que alcançaram CR igual ou superior a 8,0; Magna cum laude, para os que alcançaram CR igual ou superior a 9,0 e, finalmente, Summa Cum laude, aos que alcançaram CR igual ou superior a 9,5.