PROFESSOR DA ESCOLA DE QUÍMICA GANHA PRÊMIOS

O professor Donato Alexandre Gomes Aranda, do Departamento de Engenharia Química (DEQ) da Escola de Química (EQ) da UFRJ ganhou dois prêmios por sua atuação com o biodiesel e o meio ambiente: a Ordem Nacional do Mérito Científico e o Prêmio Golfinho de Ouro, respectivamente.

A Ordem é a mais importante condecoração brasileira da área científica. A congregação é constituída de duas classes, Grã-cruz e Comendador. Donato Aranda foi admitido na de Comendador. Ele ficará ao lado de personalidades como escritor Ariano Suassuna e o arquiteto Oscar Niemeyer, num seleto grupo de permite apenas 700 admissões.

O Golfinho de Ouro, por sua vez, é um prêmio oferecido pelo Museu da Imagem e do Som a cada pessoa física que, em termos de criação, tenha se destacado no Estado do Rio de Janeiro nas artes plásticas, ciência, meio-ambiente, educação, esportes, jornalismo, literatura, música erudita e popular, rádio, teatro e televisão. Cada ganhador recebe um prêmio em dinheiro, um diploma e uma estatueta de bronze, de autoria do escultor Agostinelli.

O reconhecimento do trabalho do professor Donato Aranda, também coordenador do Greentec, Laboratório de Tecnologias Verdes da UFRJ, é resultado de sua atuação na área de biodiesel. Ele é autor de várias patentes (que são propriedades da UFRJ) de processos de produção deste combustível, que estão sendo licenciadas para empresas que pagam royalties à universidade. Além disso, tem prestado consultoria para a maioria das empresas brasileiras envolvidas com o biodiesel.

No Rio de Janeiro já existem centenas de postos que oferecem este tipo de combustível na bomba. Sua utilização diminui a poluição das cidades e reduz as emissões de fumaça negra dos caminhões e ônibus. De acordo com o professor, “é muito importante poder mostrar à sociedade como a universidade pode trazer benefícios diretos para a população”.

Além das pesquisas em novos processos catalíticos de produção de biodiesel, Aranda ainda estuda novos aditivos, derivados da indústria do açúcar e álcool. Sua equipe analisa tudo o que está relacionado à Green Chemistry, ou seja, a utilização de biomassa e derivados para biocombustíveis e bioprodutos.