Categorias
Memória

Fórum discute nutrição

Com o objetivo de fortalecer política e tecnicamente a área de Nutrição no Brasil, teve início, dia 30 de novembro, o XXVII Consórcio das Instituições Brasileiras de Alimentação e Nutrição (Cibran), cujo tema é “Pós-graduação em Nutrição no Brasil: avanços e perspectivas futuras”.

O evento, realizado pelo Instituto de Nutrição Josué Castro da (INJC/UFRJ), reúne profissionais para debater o ensino e o financiamento de pesquisas na área de Nutrição. De acordo com Gilberto Kac, coordenador do projeto, e professor do INJC, o tema dessa edição é estratégico para o desenvolvimento da Ciência e Tecnologia no Brasil, assim como para o encaminhamento das questões sociais e sanitárias mais prementes.

A cerimônia de abertura contou com a presença de Almir Fraga Valladares, decano do Centro de Ciência e Saúde (CCS/UFRJ), José Eduardo Dutra de Oliveira, professor de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e Elizabeth Accioly, diretora do INJC. Dando início a palestra, Gilberto Kac esclarece que “a nossa idéia é discutir os principais pontos da pós-graduação em Nutrição, a produção científica, além da questão do financiamento e o papel importante do governo”.

Satisfeita pelo XXVII Cibran estar acontecendo na UFRJ, exatamente no período em que o INJC completa 60 anos de existência, Elizabeth Accioly ressalta a importância do evento em produzir reflexões e resultados: “o Consórcio abre espaço para que se repense o ensino de Nutrição no Brasil, além de possibilitar novas parcerias e encaminhamentos, que ajudem na consolidação da nossa área”.

A integração de pessoas, com conseqüente compartilhamento de conhecimento e de propósitos, é, para Almir Valladares, uma das principais características do Cibran: “é fundamental a reunião de profissionais que se dedicquem na garantia da qualidade, tanto na formação de recursos humanos quanto na promoção de conhecimentos, principalmente de alimentação e nutrição, setores que têm sido negligenciados pela mídia, que atua sob pressão do mercado”.

O evento, que acontece no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, Campus da Praia Vermelha, se estende até esta sexta-feira, dia 1 de dezembro, discutindo temas como a produção científica e publicação na área de Nutrição e as experiências positivas em Pós-graduação em Nutrição.

No enceramento, haverá a premiação das três melhores dissertações de mestrado em Nutrição do Brasil, nesse último ano.