Lançado Núcleo GLBT na UFRJ

No dia 10 de novembro aconteceu o lançamento do Núcleo Parthenon. O grupo é formado por alunos universitários e é o primeiro movimento a reunir, na UFRJ, a comunidade GLBT (Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transgêneros). O encontro foi no Diretório Central dos Estudantes (DCE) no campus da Praia Vermelha e reuniu estudantes de todas as unidades da UFRJ.

No mês de setembro, a primeira reunião do Núcleo de Discussão GLBT e a Semana da Diversidade Sexual, realizada pela Escola de Comunicação deram força para o surgimento e o desenvolvimento do núcleo. Segundo Lucas Tramontano, idealizador do movimento e aluno do curso de Farmácia, o grupo foi criado para abrir na UFRJ um espaço para a ação e reflexão sobre a diversidade sexual.
Além disso, Lucas afirmou que outra meta do grupo é se converter em um referencial para quem tem pesquisas e projetos envolvendo o tema e também um lugar onde estudantes, funcionários e professores GLBT possam se organizar para transformar a realidade preconceituosa.
Durante a programação houve um esquete que defendeu a liberdade de expressão e uma oficina que expôs questões como preconceito, descoberta, medos e esperança. O próximo passo do grupo é a criação do Logun-Edé, um espaço GLBT na 5ª Bienal de Arte, Ciência e Cultura da UNE, que acontecerá entre 27 de janeiro e 1º de fevereiro de 2007, no Rio de Janeiro.

As reuniões do grupo acontecerão toda quarta-feira, quinzenalmente, às 18 horas no DCE da Praia Vermelha, localizado na Avenida Pasteur, 250.