Categorias
Memória

Doutores da UFRJ ganham prêmio Capes

Novo doutor formados pela UFRJ ganha Grande Prêmio Capes de Tese.

O Programa de Engenharia Química do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e pesquisa de Engenharia (Coppe) da UFRJ ganhou o Grande Prêmio Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) de Tese. O vencedor é Cláudio Patrício Ribeiro Júnior com “Desenvolvimento de um processo combinado de evaporação por contato direto e permeação de vapor para tratamento de sucos de frutas”. Ao todo, 38 doutores de várias áreas de conhecimentos foram agraciados, mas apenas três receberam o chamado grande prêmio. A UFRJ ainda teve outros trabalhos reconhecidos: Paulo César Peiter com “Geografia da Saúde na faixa de fronteira continental do Brasil na passagem do milênio” e Jorge Henrique Alves Prodanoff com “Avaliação da poluição difusa gerada por enxurradas em meio urbano”, em Engenharia Civil.
 
A cerimônia de premiação – que contou com a presença do ministro da Educação, Fernando Haddad – aconteceu na última quarta (8/11). Durante a solenidade, os vencedores do Grande Prêmio souberam que irão receber 15 mil dólares, através de uma parceria da Capes com a Fundação Conrado Wessel (FCW) que incentiva a Ciência, a Cultura e a Arte.
 
“Foi uma surpresa, mas ainda não sei o que irei fazer com o dinheiro, pois ainda nem sei quando vou recebê-lo. No momento, o meu maior desejo é seguir na carreira acadêmica, tornando-me docente da Coppe/UFRJ”, disse o químico Cláudio Ribeiro, que criou um sistema capaz de concentrar o suco de frutas sem que o sabor e o aroma sejam prejudicados.
 
De acordo com o jovem doutor, essa inovação aponta para ganhos na economia, já que o Brasil é o maior exportador de suco de laranja do mundo. O trabalho, orientado pelos professores Paulo Lage e Cristiano Borges, está em requisição de patente e deverá buscar recursos junto à Embrapa para o seu desenvolvimento.